Como criar uma máquina virtual com o VirtualBox

image_pdfimage_print

Muitas vezes é preciso ter 2 ou mais sistemas operacionais em uma máquina, por diversos motivos: você pode estar somente querendo testar um SO novo;  ou talvez você preciso realmente dos dois sistemas; ou mesmo você precisa daquele SO simplesmente porque um determinado programa que você precisa só roda naquele bendido SO. O que fazer?

É possível instalar diferentes sistemas operacionais na sua máquina. Mas da maneira tradicional, você precisa particionar o HD (o que em alguns casos não é uma tarefa fácil e envolve risco de perda de dados) e também é preciso configurar o dual boot.

Com o conceito de virtualização, isso passou a ser desnecessário. É possível criar uma máquina virtual e dentro dela instalar o sistema operacional que você quiser. Existem vários softwares disponíveis para essa finalidade: VirtualBox, VmWare, Xen, Qemu, Bochs, Virtual PC, KVM, etc. Neste artigo, explicaremos passo a passo como criar uma máquina virtual utilizando o VirtualBox.

VirtualBox é um software gratuito de virtualização originalmente desenvolvido pela Sun Microsystems e hoje mantida pela Oracle Corporation. Está disponível para diversas plataformas: Linux, Windows, OSX, Solaris e para arquiteturas 32 e 64 bits. É possível fazer o download do VirtualBox direto da página oficial do projeto:

https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Partindo do pressuposto que você já baixou e instalou o VirtualBox, mostraremos a seguir passo a passo como criar uma máquina virtual:

Parte 1 – Criação do disco virtual

Depois de instalado, abra o VirtualBox e clique em “Novo” para iniciar o processo de criação.

1 - Tela inicial do VirtualBox

Entre com um nome para identificar a máquina virtual e selecione as opções de “Sistema Operacional” e “Versão” mais próximas do que você pretende instalar. Dessa forma, o programa irá selecionar as melhores opções nas próximas etapas.

2 - Nova Máquina Virtual

Aloque o quanto de memória for necessário para o novo sistema. Ao alocar uma determinada quantidade de memória, lembre-se de que essa mesma quantidade não estará mais disponível para o seu sistema operacional enquanto a máquina virtual estiver ligada. Se for instalar uma versão do Linux, 512 MB já é suficiente. Para uma versão do Windows 7, tente utilizar pelo menos 1 GB.

3 - Quantidade de memória

Nessa etapa o programa pede que se crie um novo disco virtual, que será visto como um arquivo para o sistema, mas será o tamanho que a nova máquina virtual terá disponível.

4 - Criação do novo disco virtual

Na escolha do formato, deixe o padrão do programa (VDI – VirtualBox Disk Image), pois os outros são utilizados para finalidades específicas.

5 - Tipo de disco

Na seção detalhes de disco, a opção “Dinamicamente alocado” vai ocupando espaço conforme a demanda até chegar ao limite que será escolhido na próxima tela (8 GB, no caso), economizando espaço em disco. No “Tamanho Fixo”, um disco virtual do tamanho especificado é criado de uma vez só.

6 - Fixamente alocado

Agora crie um disco do tamanho que desejar. Em nosso exemplo escolhemos 8 GB.

7 - Tamanho do disco

A próxima janela mostra apenas um sumário das configurações escolhidas. Se tudo estiver certo, basta clicar em “Criar”.

8 - Sumário

Agora a máquina virtual está criada, mostrada com o status “Desligada”. Basta selecioná-la e clicar em “Iniciar” para ligá-la.

9 - Máquina virtual criada

Parte 2 – Escolha da imagem do sistema operacional

Ao iniciar a máquina virtual pela primeira vez, o “Assistente de Primeira Execução” aparecerá para selecionar qual sistema operacional deverá ser iniciado.

10 - Assistente de primeira execução

Agora clique no ícone na forma de pasta com uma seta verde para cima para abrir o Windows Explorer e selecionar o arquivo.

11 - Selecionar mídia

Agora selecione a imagem do sistema operacional que deseja instalar. Em nosso exemplo, utilizamos uma imagem minimalista do Linux conhecida como TinyMe.

12 - Seleção de imagem

Agora um sumário final é mostrado com todos os detalhes do arquivo e dando algumas informações importantes.

13 - Sumário final

E pronto! A máquina virtual está preparada para entrar em processo de boot e ser instalada.

14 - Boot

A grande vantagem das máquinas virtuais é que é possível criar quantas delas forem necessárias com diferentes perfis de hardware e inclusive rodar várias simultaneamente. Mas obviamente, quanto mais máquina virtuais rodarem no seu computador, maior será o consumo de memória. Portanto, recomenda-se que haja uma boa quantidade de memória RAM.

Fonte: CANALTECH

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!