Como criar um pendrive bootável com o UNetbootin

image_pdfimage_print

Uma forma prática e rápida de se instalar um Linux (ou um outro sistema Unix-Like como o FreeBSD) é fazendo-o através de um pendrive bootável contendo a versão básica do sistema operacional (com o suficiente para você dar boot através dele e iniciar a instalação completa do sistema).

Para se criar um pendrive bootável, recomendamos o uso do UNetbootin. O UNetbootin é um software criado pelo cientista da computação Geza Kovacs que permite a você criar drives USB bootáveis para diversas distribuições Linux sem precisar queimar um CD.

Tendo em mãos um pendrive de 1Gb, é possível colocar toda a instalação básica de uma distribuição Linux usando o UNetbootin. Esse software está disponível tanto para Windows quanto para Linux. Para baixá-lo, vá até a página oficial e faça o download para o seu sistema operacional.

Após baixar e instalar o programa, você irá executá-lo e verá a seguinte tela:

unetbootin

Basta você selecionar a distribuição de sua escolha (na parte de cima) e o  pendrive no qual você irá fazer a instalação. Feito isso, o UINetbootin fará o resto para você. Ele irá baixar a ISO escolhida por você diretamente de um servidor FTP, vai descompactá-la no pendrive e torná-lo inicializável.

unetbootin2

Feito isso, é só você configurar seu computador para fazer boot pelo pendrive e pronto! Você já terá acesso ao seu novo sistema operacional.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!