Nvidia anuncia fim do suporte a sistemas de 32-bit

image_pdfimage_print

No fim de abril de 2018, será encerrado o suporte a todos os sistemas operacionais 32-bits por parte da Nvidia. Com isto, a fabricante não vai mais nem adicionar novos recursos ao software GeForce Experience a sistemas antigos.

Ainda no final de 2017, surgiu a notícia de Nvidia encerraria o suporte a sistemas operacionais de 32-bit após o lançamento do driver 390. Eis que o dia finalmente chegou, e aqueles que ainda não tiverem migrado para 64-bit ficarão sem novos drivers, mesmo em placas de vídeo mais recentes.

A notícia anterior foi baseada em um documento vazado da Nvidia, indicando que a empresa encerraria o suporte em breve, mas sem uma data certa de quando isso aconteceria. Na última sexta-feira (6), a empresa finalmente oficializou que o suporte a sistemas operacionais de 32-bit chega ao fim este mês.

O suporte vai permanecer até janeiro de 2019 com a liberação de atualizações de segurança para as placas de vídeo. Depois disso, quem tiver uma placa GeForce em um sistema de 32-bit estará vulnerável a possíveis falhas de segurança.

A página oficial foi atualizada para incluir as mudanças abaixo:

Drivers: atualizações do Game Ready Driver, incluindo melhorias de desempenho, novos recursos e correções de falhas só serão disponibilizadas para sistemas operacionais de 64-bit. Atualizações críticas de segurança ainda serão lançadas para versões 32-bit até janeiro de 2019.

Estas mudanças incluem os seguintes sistemas: Microsoft Windows 7, 8/8.1, 10, Linux e FreeBSD.

GeForce Experience: atualizações de software com novos recursos, correções de segurança e falhas serão liberadas apenas para Windows 64-bit. Recursos e serviços disponíveis atualmente para a versão 32-bit continuarão funcionando normalmente.

O fim do suporte vale tanto para as placas mais recentes GTX quanto os modelos Fermi usados em sistemas de entrada. A mudança vale para Windows 7, 8/8.1, 10, Linux e FreeBSD. A recomendação é que quem ainda usa uma dessas plataformas com uma placa de vídeo da empresa atualize para um modelo mais recente de 64-bit.

O último driver lançado pela Nvidia foi o 391.35, contando com suporte a sistemas 32 e 64-bit. Não ficou claro se o próximo driver a ser lançado este mês não virá com suporte a 32-bit ou se este será o último. Mas é até comum a empresa liberar mais de uma atualização por mês.

De qualquer forma, para quem possui uma GeForce atual e pretende continuar recebendo melhorias em jogos com atualizações de drivers, está na hora de migrar para um sistema operacional de 64-bit.

Aqueles que permanecem com um sistema 32-bit, podem ver mais detalhes dos problemas que já percebemos no artigo O que um sistema operacional Debian 32 bits estava nos atrapalhando

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!