Porque Sistemas de 32 bits aceitam so ate 4gb de memória RAM

image_pdfimage_print

Quando deparamos com situações , na qual precisamos fazer troca de nosso computador ,ao substituir o sistema operacional é muito comum duvidas sobre que tipo de arquitetura escolher ,mas uma característica importante, consiste no fato das versões de 64 bits serem capazes de reconhecer uma quantidade maior de memória RAM do que as de 32 bits. Enquanto o Sistema Windows 7 Ultimate de 32 bits suporta o máximo de 4 GB de RAM, o outro reconhece memórias de até 190 GB. Então por isso, se o seu processador tem boa capacidade de se operar, com memoria RAM superior a 4GB, é essencial que o seu sistema seja de 64 bits .

Sem título

Tecnicamente , os processadores de 32 bits têm a capacidade de processar “palavras” (sequência de bits) de até 32 bits, enquanto os de 64 bits podem trabalhar aquelas de até 64 bits, trabalhando o dobro de informações. Dessa forma, a capacidade de um hardware do gênero poder trabalhar com uma quantidade maior de bits, não influenciará diretamente em sua velocidade de operação, mas sim, em um melhor desempenho geral da plataforma(desde que este, também seja compatível com a arquitetura de 64 bits).

O processador trabalha em bits, que podem ter valores 0 ou 1.

Então um processador que suporta operações com 32bits, pode efetuar o endereçamento de 2 elevado a 32 bits, que dá 4294967296 posições de bytes em memória.
Convertendo este valor de bits para bytes de RAM, teremos:

2^32 = 4294967296 posições de bytes alocados
#Transformando posições de bytes alocados em Gigas bytes teremos: 4294967296 bits/1024/1024/1024 = 4Gbytes

Esta limitação dos 32bits pode ser removida em algumas arquiteturas com o uso do PAE (Physical Address Extension), mas este recurso deve ser suportado pelo processador. O PAE habilita o processador a acessar mais do que 4GB de memória, mas isto não irá modificar a quantidade de memória virtual disponível por cada processo, que ainda estarão limitados a 4GB de endereçamento de espaço.

E em teoria, arquiteturas de 64 bits poderiam endereçar 16.8 milhões de Terabytes de memória ou 2^64 bytes. Mas a maioria das implementações de hardwares comuns atualmente não suportam isto. As arquiteturas AMD64 mais comuns, atualmente suportam um limite de 1Terabytes de memória.

Outro limitador poderá ser encontrado no sistema operacional que tem um limite de endereçamento de memórias. Muitas versões de Windows, particularmente as projetadas para uso doméstico e de não servidores tem limites arbitrariamente definidos inferiores a capacidade do processador.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!