MySQL – Recuperando de desastre utilizando arquivos de disco

image_pdfimage_print

A forma padrão de exportação e importação de dados no MySQL obviamente não é utilizando os arquivos em disco. Por sinal, nem é recomendado fazer isto. Porém em caso de desastre, onde não se tem um backup dos dados exportados do MySQL e tendo apenas os arquivos naturais que são utilizados diretamente pelo banco de dados MySQL diretamente, é possível em alguns casos obter os dados novamente, assim como a estrutura.

Para esta recuperação de dados e estrutura, teremos dois procedimentos. O primeiro irá tratar quando você tem um novo servidor MySQL limpinho ou que tem dados que podem ser substituídos sem problema.
Neste caso, apenas copie os arquivos .frm para a pasta do seu banco de dados, assim como os arquivos ib_logfiles and ibdata para dentro deste mesmo diretório.

No Debian a pasta que contém estes arquivos é /var/lib/mysql/mysql/

Com este procedimento seu banco de dados MySQL terá recuperado as tabelas e dados. Para isto, basta reinicializar seu servidor MySQL (no Debian o comando é: service mysql restart).

Agora, caso seu sistema tenha outra tabelas ou banco de dados que não possa ser perdidos, existe o outro procedimento que citamos.

1- Crie uma tabela com no mínimo uma coluna com o mesmo nome do arquivo .frm que você deseja recuperar.

2 – Para o servidor MySQL

3 – Copie e cole o antigo arquivo .frm sobreescrevendo o novo gerado pelo sistema.

4 – Inicialize o MySQL. No pior dos testes, a estrutura da tabela pelo menos foi recuperado.

Testamos estes procedimentos urgênciais com o MySQL 5.5.35 sobre Ubuntu e sobre o Debian.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!