Como recuperar um PC afetado pela atualização KB2823324 do Windows 7

image_pdfimage_print

Uma atualização do Windows 7 (chamada KB2823324) lançada dia 09/04/2013 pela Microsoft, está causando problemas a muitos usuários. Após sua instalação, várias máquinas estão mostrando telas azuis durante a inicialização do sistema ou entram em uma repetição infinita de reinicialização continua. Tudo isto, antes mesmo de completar o processo de reinicialização, tornando a utilização do computador impossível. O sistema operacional nem chega a inicializar/carregar.

Segundo a Microsoft o problema afeta apenas máquinas no Brasil rodando uma versão de 32-Bits do Windows 7 (x86). Máquinas com uma versão de 64-Bits (x64) ou o Windows 8 não são afetados. Para saber qual a versão de seu Windows, abra o Painel de Controle (clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle) e clique em Sistema e Segurança / Sistema. Olhe o campo “Tipo de sistema:”. Se indicar “Sistema operacional de 64 Bits”, seu computador não será afetado.

Se você tem um PC com sistema Windows 7 de 32 Bits e ainda não instalou as últimas atualizações do Windows, pode evitar todo o problema ignorando a atualização defeituosa.

Mas para alguns casos que já foram afetados pelo problema, é possível recuperar o computador sem ter de formatar o HD e reinstalar o sistema do zero. Para isto:

1) Reinicie o computador;

2) Antes do Windows carregar, tecle F8 para acessar o menu de Inicialização avançada;

3) Escolha a opção “Reparar seu computador”;

4) Selecione o idioma e tipo de teclado, e clique em Avançar. Nesse ponto, se o sistema pedir usuário e senha informe alguma conta com poderes de administração do sistema;

5) Clique na opção Restauração do sistema e posteriormente em avançar;

6) * Surgirá uma lista com os pontos de restauração disponíveis, indicados por data e hora. Escolha o mais recente e clique em Avançar;

7) Clique em Concluir. Se surgir um aviso dizendo que a restauração não poderá ser interrompida e perguntando se você deseja continuar, clique em Sim e aguarde a finalização do processo;

8) Ao fim do processo será mostrado uma mensagem de erro. Apenas clique em Fechar.

9) Seu computador reiniciará e executará uma verificação de disco. Ao final deste processo, seu Windows deveria carregar normalmente. Surgindo qualquer mensagem dizendo sobre a conclusão com sucesso da restauração do sistema, apenas clique em fechar.

* Caso um ponto de restauração do sistema não exista, ainda há uma possibilidade de recuperar a máquina. Para isto, será necessário utilizar um comando no terminal. Mas antes, siga os passos anteriores até o item 3, e a seguir:

4) Clique em Prompt de Comando

5) Digite o comando abaixo:
dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions

6) Tecle Enter;

7) Se o resultado for uma mensagem de erro, tente trocar o C: do comando por D:.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!