Caso ao executar o PHP no Windows dê a mensagem VCRUNTIME140.dll not found ou semelhante, o problema ocorre por conta de dois possíveis causadores:
Necessidade do Visual Studio instalado no Windows
O primeiro motivo que pode causar este erro é que o VC9, VC11 or VC14 (Visual Studio 2008, 2012 or 2015 compiler) não está instalado. Necessário verificar que cada versão do PHP exige a instalação do Visual Studio correto.
Não pode ser qualquer um, ou o erro poderá permanecerá.
No PHP 7.1 ou superior, é necessário o Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2015 que pode ser obtido no site da Microsoft.
Para verificar se deve ser baixado a versão x32 ou x64 bits, basta:
Menu Iniciar => Computador (com o botão direito do mouse) => Propriedade
Será aberto a tela abaixo, que em destaque, apresenta onde deve ser visto os dados:
Instalado o binário obtido do site da Microsoft, pasta reexecutar o PHP.
IMPORTANTE: Instale o VC certificando que tem privilégios de administrador (Clique com o botão direito->Run as Administrator). A instalação ignorando este ponto, pode fazer com que o problema persista e será de difícil detecção.
Caso o problema persista, verifique abaixo a segunda possível causa e como arrumar.
PHP foi instalado com a versão errada
A segunda causa provável deste erro é o PHP ter sido instalado com a versão 32 ou 64bits errada, em desacordo com o tipo de sistema Windows instalado na máquina. Se o sistema operacional é 32bits, deve ser instalado o PHP compilado para 32bits. Se 64bits, deve ser instalado o PHP64bits.
Tome cuidado que é muito fácil confundir na página do PHP qual é qual no que tange a caracteristica de ser 32 ou 64 bit.
Sendo este o problema, pasta remover o PHP anteriormente instalado e instalar a nova versão. Reexecutar e o problema estará solucionado.