Erro ao executar PHP no Windows – VCRUNTIME140.dll não encontrado

image_pdfimage_print

Caso ao executar o PHP no Windows dê a mensagem ​VCRUNTIME140.dll not found ou semelhante, o problema ocorre por conta de dois possíveis causadores:

Necessidade do Visual Studio instalado no Windows

O primeiro motivo que pode causar este erro é que o VC9, VC11 or VC14 (Visual Studio 2008, 2012 or 2015 compiler) não está instalado. Necessário verificar que cada versão do PHP exige a instalação do Visual Studio correto.

Não pode ser qualquer um, ou o erro poderá permanecerá.

No PHP 7.1 ou superior, é necessário o Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2015 que pode ser obtido no site da Microsoft.

Para verificar se deve ser baixado a versão x32 ou x64 bits, basta:
Menu Iniciar =>  Computador (com o botão direito do mouse) => Propriedade

Será aberto a tela abaixo, que em destaque, apresenta onde deve ser visto os dados:

Instalado o binário obtido do site da Microsoft, pasta reexecutar o PHP.

IMPORTANTE: Instale o VC certificando que tem privilégios de administrador (Clique com o botão direito->Run as Administrator). A instalação ignorando este ponto, pode fazer com que o problema persista e será de difícil detecção.

Caso o problema persista, verifique abaixo a segunda possível causa e como arrumar.

PHP foi instalado com a versão errada

A segunda causa provável deste erro é o PHP ter sido instalado com a versão 32 ou 64bits errada, em desacordo com o tipo de sistema Windows instalado na máquina. Se o sistema operacional é 32bits, deve ser instalado o PHP compilado para 32bits. Se 64bits, deve ser instalado o PHP64bits.

Tome cuidado que é muito fácil confundir na página do PHP qual é qual no que tange a caracteristica de ser 32 ou 64 bit.

Sendo este o problema, pasta remover o PHP anteriormente instalado e instalar a nova versão. Reexecutar e o problema estará solucionado.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!