Ciclo de vida e morte dos Blogs

image_pdfimage_print

Este artigo foi baseado numa verificação estatísticas sobre frequência de postagens, tempo de vida, espaçamento de tempo entre as postagens e período sem qualquer atualização / nova postagem de blogs de tecnologia.

Todo o processo de avaliação foi efetuado por um sistema de avaliação automatico que é usado na Drall para perceber e controlar o nível que a diversidade, a liberdade, a descentralização e a informação gratuita estava disponível e sua tendência morrendo na internet. O sistema coletou informações do início de 2014 até agora. As conclusões deste artigo são de setembro/2018, mas só agora publicado.

O total de blogs existentes está diminuindo e esta taxa de morte vem acelerando. Ou seja, mais e mais blogs estão deixando de existir e cada vez mais rápido.

Muito conhecimento, artigos, dicas está sendo perdida. Não verificamos se estas memórias ficaram registradas em algum projeto especializado em salvar a história da internet, mas é certo que muito conhecimento que está sendo perdido e estão deixando de aparecer no Google.

No entanto, parte deste conhecimento difuso agora está se concentrando em grandes polos centralizados, em sites de empresas especializadas que fornecem acesso aos usuários para perguntar e responder questões. Uma nova fase realmente nesta curta história de Internet.

Abaixo uma perspectiva geral que percebemos nos dados e dividimos as fases percebidas nas seguintes classificações.

1ª Fase – Empolgação
2ª Fase – Criação
3ª Fase – Muitas atualizações e muito trabalho investido
4ª Fase – Pouco retorno percebido
5ª Fase – Esfriando, manutenção passam a ser semanais ou mensais
6ª Fase – Site com menos de 3 ou 4 postagens novas no ano
7ª Fase – Site mantido no ar. Quando há custos, sendo bancado financeiramente apenas.
8ª Fase – Desgosto, desilusão e esquecimento
9ª Fase – (Quando há custos) Corte das despesas e fim do site
9ª Fase – (Quando não há custos) Abandono completo

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!