Como aumentar a vida útil de seu HD externo

image_pdfimage_print

Pela facilidade de transporte, grande capacidade e velocidade, é muito comum encontrar pessoas que preferem o HD externo a pen drive.

Nesta rápída dica vamos indicar como não perder seus arquivos e conseguir uma durabilidade maior do seu dispositivo.

Para isto é necessário ter alguns cuidados abaixo listado:

  1. Assim como qualquer dispositivo de armazenamento de dados de escrita e leitura, o seu HD externo também pode ser infectado por vírus. Para evitar este problema, não conecte seu dispositivo em qualquer computador, pois em muitos casos a única solução após o contágio, é a formatação e perda dos arquivos.
  2. Tenha cópia de segurança (Backup) dos seus dados. Isto evitará dor de cabeça, caso aconteça algum problema com seus dados.
  3. Se seu HD estiver apresentando comportamentos de lentidão, o motivo pode ser fragmentos de dados apagados ou até mesmo modificações realizadas. Quando isto ocorrer, recomendamos que seja feito a desfragmentação. O desfragmentador reorganiza os dados e faz com que o dispositivo funcione de maneira mais eficiente.
  4. Por ser um equipamento eletrônico e por sua estrutura, o HD é sensível a queda física. Isto pode fazer com que seu HD pare de funcionar ou algum componente seja danificado. Da mesma forma, evite outros tipos de pacadas no aparelho, principalmente ligado.
  5. Remova sempre depois de acionar o modo “remover com segurança” quando conectado ao computador.  Essa atitude assegura que os dados e o seu dispositivo móvel estejam salvo de acordo com as operações que executou.
  6. Os dados no HD são armazenados de forma magnética. Evite deixá-lo sobre caixas de som e qualquer equipamento imantado, pois fortes imãs podem interferir nos dados armazenados.
  7. Não mover o HD enquanto ele estiver em funcionamento, pois neste período, os discos podem girar em até 7.200 rotações por minuto, podendo entrar em atrito com a cabeça de leitura e gravação danificando o disco fisicamente. Só transporte o seu HD quando ele estiver desligado.
Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!