Pela facilidade de transporte, grande capacidade e velocidade, é muito comum encontrar pessoas que preferem o HD externo a pen drive.
Nesta rápída dica vamos indicar como não perder seus arquivos e conseguir uma durabilidade maior do seu dispositivo.
Para isto é necessário ter alguns cuidados abaixo listado:
- Assim como qualquer dispositivo de armazenamento de dados de escrita e leitura, o seu HD externo também pode ser infectado por vírus. Para evitar este problema, não conecte seu dispositivo em qualquer computador, pois em muitos casos a única solução após o contágio, é a formatação e perda dos arquivos.
- Tenha cópia de segurança (Backup) dos seus dados. Isto evitará dor de cabeça, caso aconteça algum problema com seus dados.
- Se seu HD estiver apresentando comportamentos de lentidão, o motivo pode ser fragmentos de dados apagados ou até mesmo modificações realizadas. Quando isto ocorrer, recomendamos que seja feito a desfragmentação. O desfragmentador reorganiza os dados e faz com que o dispositivo funcione de maneira mais eficiente.
- Por ser um equipamento eletrônico e por sua estrutura, o HD é sensível a queda física. Isto pode fazer com que seu HD pare de funcionar ou algum componente seja danificado. Da mesma forma, evite outros tipos de pacadas no aparelho, principalmente ligado.
- Remova sempre depois de acionar o modo “remover com segurança” quando conectado ao computador. Essa atitude assegura que os dados e o seu dispositivo móvel estejam salvo de acordo com as operações que executou.
- Os dados no HD são armazenados de forma magnética. Evite deixá-lo sobre caixas de som e qualquer equipamento imantado, pois fortes imãs podem interferir nos dados armazenados.
- Não mover o HD enquanto ele estiver em funcionamento, pois neste período, os discos podem girar em até 7.200 rotações por minuto, podendo entrar em atrito com a cabeça de leitura e gravação danificando o disco fisicamente. Só transporte o seu HD quando ele estiver desligado.