Como transformar um HD interno em externo

image_pdfimage_print

Existem várias formas de efetuar esta transformação de um HD interno em externo. Neste artigo, iremos explicar superficialmente como efetuar esta conversão utilizando 2 métodos.

Com o uso de uma Case ou de uma Dock Station.

Em resumo, os fatores que deverá analisar são:

  1. Tipo de equipamento utilizado para conversão
    1. Case
    2. Dock Station
    3. Cabo de conversão
  2. Tamanho do disco rígido
    1. 3.5 (Desktop)
    2. 2.5 (Notebook)
  3. Tipo de conector do disco rígido
    1. IDE
    2. SATA / SATA2

No caso das Cases principalmente, um ponto será muito importante. O tamanho do HD e o tipo de conector que será convertido, pois as cases em geral são para tamanhos específicos, e várias só possuem o conector SATA enquanto as Dock Stations suportam mais de um formato, como mostraremo nas imagens abaixo.

Outro ponto de diferenciação importante, é que enquanto as Cases em geral suportam apenas 1 HD por vez, elas oferecem maior proteção contra certos fatores externos a blidagem externa do HD, visto que o HD fica interno e ‘fechado’.
No caso das Dock Station, o HD fica com sua blindagem externa exposta, podendo receber poeira por exemplo.

Lembrando que o HD em si já tem todo uma blindagem de proteção mínima para sua ‘sobrevivência’, mesmo em ambiente externo. O Case cria mais em si uma embalagem sobre o HD do que um real proteção, contra queda por exemplo. A proteção é mais contra agentes como poeira.

Abaixo uma apresentação de cada um dos equipamentos. Certamente a forma e modelos podem variar muito, no entanto estes costumam ter funcionalidades equivalentes.

CASE

 

DOCK STATION

Cabo de conversão

Se imaginarmos os demais equipamentos acima, todos precisam de conectores e cabos internos para efetuarem a operação de conversão. Então, existem kits que são somente os cabos necessários. A vantagem é o menor custo. A desvantagem é não ter os recipientes de proteção, sustentação ou de encaixe. Tudo com os cabos deve ser feito manualmente e com cuidado, mas funcionará como os equipamentos acima.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!