Em fevereiro/2016, o Google anunciou o fim do Google Search Appliance para seus parceiros.
Este foi um de seus primeiros produtos destinados ao segmento corporativo e que agora chega ao fim. A continuidade da venda de licenças para clientes já existentes permanecerá por mais um ano.
Atualmente não existe mais a venda de hardware para o Google Search Appliance e, segundo o Google, a renovação de licenças do Google Search Appliance será suspensa em 2018. Enquanto isto, somente um suporte limitado na correção de bugs será dado pelo Google. Segundo o Google, ao deixar o Google Search Appliance de lado a empresa destinará seus esforços de engenharia para soluções baseadas em nuvem.
O Google Search Appliance foi criado em 2002 e colocou a tecnologia de busca do Google dentro de hardware, com o objetivo de levá-lo para dentro das empresas capacidades avançadas de busca para documentos e aplicações.
Entretanto, com o crescimento de software como serviço, o Google está em busca de formas mais simples e menos custosas de levar estas funcionalidades aos clientes empresariais.
Aparentemente, os clientes do Google Search Appliance serão suportados até o final de seus contratos sem custos adicionais, quando, então, deverão decidir se migram para outra ferramenta.
Caso busque soluções de busca e organização de documentos, contacte-nos e conheça nossas soluções, dentre elas o SmartDoc.