Yandex Browser – O Navegador Russo de Código Aberto

image_pdfimage_print

O Yandex Browser é o browser / navegador desenvolvido pela empresa Yandex, que é responsável pelo maior buscador da Rússia.

A Yandex provê além do buscador, serviços como: e-mail, armazenamento, tradutor, entre outros.

Seu navegador gratuito e open-source, sendo multiplataforma disponível para desktops Linux, Windows e Mac. Ele está disponível também para plataformas mobile iOS e Android.

O navegador é baseado no código aberto do Chromium do Google, fazendo-o ser compatível com extensões do Google Chrome.

Sua aparência lembra muito o navegador Opera com algumas particularidades, além de vários recursos do navegador serem frutos de uma parceria com a Opera Software.

Dentre os recursos dessa parceria, o browser traz o Modo Turbo, que compacta páginas e vídeos para melhorar o desempenho em redes de baixa velocidade. O recurso é nativo no Yandex Browser podendo permanecer como automático ou desativado de modo permanente. Outro ponto interessante é a loja de extensões, que apesar de ser baseada no código fonte do projeto Chromium o Yandex Browser não utiliza a  Chrome Web Store, mas a Opera Store. Importante levantar que a Chrome Web Store funciona perfeitamente e é possível instalar as extensões utilizando-a também.

unnamed

A empresa russa não trouxe muitas novidades para o seu navegador, mas fica um destaque para a barra de endereços. Ao ser ativada, uma nova janela abaixo é aberta onde os sites mais acessados são exibidos, junto com a possibilidade de gerenciar diretamente os downloads, extensões e outros dispositivos que utilizem sua conta Yandex, semelhante ao Firefox Sync.

unnamed-1

Na barra também há o botão de compartilhamento e de salvar links e imagens.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!