Temas-filhos no WordPress: o que são e para que servem

image_pdfimage_print

Sempre vemos em diversos fóruns pessoas perguntando sobre como alterar uma ou outra coisa em algum tema do WordPress. A melhor saída é quase usar um tema filho!

Ao usar um tema filho, você mantém as características do tema principal, mas sem precisar editar muita coisa e sem o risco de perder tudo na próxima atualização. Veja como criar temas filhos na documentação Temas Filhos . Meio confuso, mas na prática funciona assim:

  • Você baixou/comprou um tema
  • Tudo está ótimo, mas você precisa modificar a cor e o tamanho do texto. O tema não tem painel de opções para se fazer isso.
  • O jeito errado de resolver isso: abre o arquivo style.css do tema e altera os estilos.
  • O jeito certo: cria um tema filho e neste tema, modifica o arquivo style.css

Os temas filhos criados ficam disponíveis em Aparência > Temas, como temas comuns, então você deve usá-los em vez de usar o tema principal.

Perguntas frequentes

1. Por que usar um tema filho, se só quero modificar uma simples coisa, como cor de links?

Porque os temas são atualizados constantemente pelo seu autor. Se atualizar (e você deve fazer isso), as suas modificação vão ser perdidas.

2. Tenho que copiar tudo do tema pai?

Não. Apenas o que quer modificar. Se você quer modificar o cabeçalho, por exemplo, copie apenas header.php do tema pai para a pasta do tema filho e edite o que quiser por lá.

3. Posso criar um arquivo do zero para o tema filho?

Sim, mas você deve estudar como o arquivo do tema pai é. Alguns temas tem funções próprias, recursos extras, scripts etc. É melhor copiar o arquivo do tema pai e modificá-lo.

4. E quanto as funções no arquivo functions.php do tema pai? Tem algumas que não quero usar/estão causando problemas.

O tema filho pode ter um arquivo functions.php, mas neste arquivo em especial,os códigos se somam. É bom saber disso porque quando encontrar um código que quer usar e no site diz “adicione ao arquivo functions.php…” você deve fazer isso também através de um tema filho. Quando o tema atualizar, o seu arquivo vai ficar intacto! O problema aparece quando queremos desativar uma função do tema pai, como o arquivo do tema filho não substitui o do tema pai, você deve adicionar ao arquivo do tema filho, ações para desativar tais coisas indesejadas. Não é muito falado esse assunto, mas muitas pessoas se estressam porque querem remover coisas dos temas e não sabem como (em breve escrevo sobre isso).

5. Posso mudar tudo no tema pai?

Sim. É nisso que se apoiam os temas chamados de frameworks, só que os autores de tais temas dizem ser mais fácil criar temas filhos, do que de um tema comum, por conter uma documentação, comunidade ativa, não usar imagens etc. No geral, qualquer tema pode ser modificado pelos temas filhos. A dica mais importante sobre isso é escolha um tema bem escrito, sem erros de programação, scripts estranhos etc. O tema padrão é um exemplo.

6. Por que não é mais fácil copiar tudo, mudar o nome do tema/”criar” um tema de outro?

Se você sabe o que está fazendo, não há problemas nisso. Se não sabe: não faça! Há temas muito bem escritos que podem ser modificados sem risco, além de estarem em desenvolvimento ativo. Quando se cria um tema do zero, é preciso se manter atualizado sobre mudanças em chamadas do WordPress (acredite, elas mudam!). Um tema ultrapassado pode fazer plugins quebrarem, causar lentidão etc. Se você não tem tempo para manter um tema, use um tema filho/tema pronto.

7. Qual o melhor jeito de criar um tema filho? Tenho que ler todo aquele código?

Dê uma olhada no tema e anote onde quer modificar/adicionar coisas, anote o que modificar e aonde. Uma vez que você saiba o que modificar e aonde, você deve copiar os arquivos do tema pai, de tais contextos. Por exemplo, modificar a fonte do nome do site, no cabeçalho, isso é algo que fica no arquivo header.php, adicionar código no rodapé, isso é algo que fica no arquivo footer.php. Consulte o artigo sobre Hierarquia de Temas. E claro, use um editor de texto apropriado!

8. Posso vender temas filhos?

Depende, você deve consultar a licença do tema pai. Alguns temas frameworks permitem a venda de temas filhos ou você pode vender o seu serviço de design/codificação, o que não impede que seu trabalho seja revendido ou doado. Também há temas frameworks que são comerciais, mas uma vez adquiridos, permitem a venda de temas filhos. Esta tem sido uma prática comum entre os gringos: alguns se dedicam a criar temas somente a partir de um framework que adquiriram, isto é, não codificam um tema do zero.

Temas recomendados

O WordPress possui um repositório com muitos temas gratuitos a disposição, mas saiba que alguns podem ser difíceis de modificar. Os temas comuns, que recomendo para quem tem pressa e talvez só queira modificar uma ou outra coisa, são o Arras e o Graphene, ambos muito populares, com idioma português disponível. Apesar de possuírem painel de opções, não é difícil recriar o tema com suas próprias cores e estilos.

Para quem quer criar design, recomendo os frameworks disponíveis no repositório como o Hybrid, Sandbox e Wp-framework, estes são temas em branco, você pode escolher carregar diferentes layouts, sem distrações ou se preocupando em remover imagens. O Thesis é um framework comercial, onde o suporte do autor é o principal recurso. O tema padrão é interessante para quem quer aprender sobre temas WordPress, o código é bem comentado (em inglês) e a gente fica sabendo sobre chamadas especiais do WordPress. O tema padrão também rende qualquer tema que se tenha em mente.

Fonte: DIANA K. CURY

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!