O consumo de energia para a rede bitcoin e altcoins é um desperdício de energia?

image_pdfimage_print

As luzes de natal são um desperdício de energia?

Se você acha que não, então a resposta para pergunta sobre o uso de energia das cryptomoedas é simples. É um investimento assim como as luzes de natal.

Se você acha que sim, as luzes de natal são um desperdício de energia, então deverá pensar sobre outra perspectiva. Da mesma forma que você pode comprar um remédio para curar algo, um sorriso pode melhorar o humor de outra pessoa, os efeitos das luzes e todo o clima do natal, pode ter os mais diversos efeitos positivos ou negativos nas pessoas. Mas pelo senso geral, percebemos que o efeito é positivo na grande maioria das pessoas. Então, em qual perspectiva devemos ver a questão do consumo de energia das criptomoedas?

A energia não é gasta, apenas investida na criação de um ativo quase infalsificável, que necessitaria em muitos casos de muito poder computacional, tanto, que hoje nem o Google, Microsoft, Amazon e o Facebook juntos o teriam livres, de modo a criar um sistema financeiro seguro, mundial (válido em todo mundo), não falsificável e descentralizado. Ou seja, está sendo produzido algo semelhante ao ouro, porém digital, que estará disponível onde a internet estiver.

As criptomoedas são para o dinheiro, o que o email foi para as cartas.

Podemos ficar livre do custo das impressões de papel moeda podre de todos os paises, porque agora temos moedas mundiais, que são controladas por toda a humanidade e não mais apenas por um grupo pequeno e específico de políticos não confiáveis. Da mesma forma que economizamos muito trocando cartas por email, principalmente tempo de espera, materiais usados na carta, materiais consumidos para transportar as cartas, equipamentos necessários para transportar as cartas e pessoas necessárias para transportar as cartas, a bitcoin e as criptomoedas fazem o mesmo pelo dinheiro. A diferença é que uns estão tentanto usar a ideia que todo custo por trás da criação de dinheiro, como material, energia, pessoas, equipamentos, transporte para distribuição é menor que o da bitcoin e das criptomoedas, que apenas fazem uso de energia e computadores.

Ah, mas tem o problema do calor gerado. Sim, assim como seu carro produz calor, as máquinas de impressão de dinheiro produzem calor, vários sistemas elétricos de lampada produzem calor. Agora, o que não dá para fazer é ter uma máquina de impressão de dinheiro em casa para aquecer o ambiente em lugares frios. Em alguns lugares frio, existem pessoas que trocaram parte de seus sistemas de aquecimento por sistemas de aquecimento baseado em mineração de criptomoedas.

Ou seja, há muitas possibilidades. E da mesma forma que muitos podem não saber, sua consulta no Google faz com que em algum lugar do mundo, seja necessário o Google deter milhares de computadores ligados, com configurações equivalentes aos dos mineradores, para tanto responder sua consulta, como para principalmente, minerar os dados em toda a internet, organizá-los e disponbilizá-los.

Qualquer ataque contra as criptomoedas, são um ataque contra a liberdade e contra toda a humanidade, no intuito de manter algum privilégio existente de algum(ns) poderosos em detrimento a uma moeda forte, totalmente livre, mundial, segura e totalmente sobre controle de seus donos.

Criptomoedas são o presente e o futuro. Papel moeda são o passado. Papel moeda como dolar, euro, real, cruzeiros novos, cruzados, cruzados novos, é tudo papel sem valor e com os dias contatos. Terão o mesmo destino dos jornais impressos, maquina de escrever, telefone fixo e muitos outros. É só questão de um tempo de adaptação da população ao novo recurso melhor, mais barato e muito mais poderoso. Completamente adequado as novas necessidades das pessoas.

O mundo entrará num consenso, assim como povos do passado que nunca se conheceram, decidiram por usar o padrão ouro.

Este padrão não falsificável foi fraudado pelos políticos num curto período, relativamente recente, tomando das pessoas o ouro/prata (lastro), proibindo sua livre circulação e principalmente, rompendo um contrato de confiança existente, que para cada cédula, existia um correspondente valor em ouro, prata, etc em custódia que poderia a qualquer momento ser sacado por seu pŕoprietário.

Para quem não conhece a segurança deste antigo padrão roubado da humanidade pelo políticos, seria o equivalenteo hoje aos políticos proibirem o saque do seu dinheiro dos bancos (e olha que isto acontece com boa frequência pelo mundo, como já vimos no Brasil e recentemente na Grécia, Venezuela, etc, etc).

Já as criptomoedas sérias, como Bitcoin, Monero por exemplo, não permitem qualquer controle do tipo.

Só o dono pode e detém total controle sobre seus fundos. Nada no mundo, exceto o dono, é capaz de agir sobre seu próprio dinheiro.

E claro, com esta super vantagem também vem alguns problemas, como, o dono não pode perder sua chave de segurança, ou aquele dinheiro foi perdido para sempre. Pagamentos a destinatários errados não podem ser recuperados (como seria com papel moeda dado a pessoa errada que não pode ser encontrada) e coisas do tipo.

Nenhum dos problemas em sí é dos sistemas de moedas criptografadas. Todos são problemas do usuário e é por isto necessário começar a se instruir, assim como há poucos anos, todos se instruiram para entender a internet, suas vantagens, perigos e com isto, saber como se comportar e fazer bom uso da tecnologia.

As criptomoedas são um grande passo para quem deseja ter acesso a uma moeda com valor mundial, livre da defasagem de valor provocada pela falsificação de impressão deslastreadas (produzindo papel moeda sem qualquer valor) e ao mesmo tempo, deter moeda forte, que tende com o passar dos anos, a se valorizar.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!