Sobre Bitcoin, uma breve reflexão e uma superficial comparação com os Forks do mundo Open Source

image_pdfimage_print

Como muito aqui sabem, o efeito bitcoin em si é “novo”, no que tange a cripto moedas, como o mercado a isto se comporta, mas sabe que tem seu desenvolvimento muito baseado em outro fenomeno silencioso que são o desenvolvimento open-source.

Já vimos os maiores e mais poderosos projetos serem vencidos por seus forks, sendo o voto do usuário a decisão daquele que iria ou não sobreviver.

  1. Tínhamos o XServer, toda poderosa interface gráfica, usada por todos os sabores Unix, que hoje só os antigos lembrando deles e o livre.
    1. Seu fork, XOrg é quem compoe a maioria ou quem sabe, a totalidade das distribuições Linux que existem e são atualizadas.
  2. Teve o staroffice, openoffice, libreoffice.
  3. O poderoso MySQL, utilizado até pelo Google como base de seus projetos no início (e certo uso ainda permanece , mas pensar e citar que o Google usa hoje é certamente ignorar que eles devem usar praticamente de tudo em alguma parte hoje pelo seu tamanho e diversidade de projetos)  é , que agora vem perdendo espaço numa briga sem volta com seu fork, agora já incompatíveis, MariaDB. MySQL na mão da poderosa Oracle vai virar memória como outros grandes projetos. Viverá somente seu fork e evolução.

E temos vários outros exemplos. Os forks sempre surgiram por uma divergência no como um dado software deveria evoluir, onde a mão de obra técnica se separada ou alguém não concordando com a mudança, pegava o código ainda sobre a licença livre e dava continuidade. E é o público quem vai decidindo qual alimentar e qual morrer.

Sabemos que nenhum projeto que foi vencido pelo Fork, se manteve saudável indefinidamente depois de ser suplantado. Por mais que resistiu por anos ainda se desenvolvendo, o que aconteceu foi que todos chegam em um ponto que praticamente se congelam e ficam apenas na memória ou tecnicamente defasados frente a concorrência e o novo projeto (fork) cresce forte como o anterior o fazia, fazendo o outro ser praticamente completamente ser esquecido ou mesmo o matando completamente.

Pois então, parece que o mundo das criptomoedas, sendo de base open-source, repetiu o comporamento de criar Forks. Até ai tudo bem. Nenhuma novidade e o público aberto reagiu muito bem a isto até agora. Claro que vão ter os que vão cair nos esquemas, scam e todo tipo de golpe. Mas isto acontece em qualquer mercado. É do investidor a obrigação de entender onde ele está se metendo, os riscos e saber avaliar bem sua segurança, potenciais ganhos e o risco. Se caiu em golpe, errou em algo de avaliação, infelizmente. Não há como se blindar e proteger completamente sobre isto. É necessário estar muito instruído para minimizar estas chances.

Mas agora, creio que o que aconteceu já aconteceu com alguns projetos open-sources de peso mundial que citei, cujo muitos se existem, se tornaram quase que um mantenedor solitário, trabalhando partial time abandonado pelo público, e que os novos técnicos do mercado nem sabem que aquele projeto um dia existiu, creio que a Bitcoin tem que ser olhada de pertoi e verificar se o mesmo caminho pode existir ou acontecer. E se for acontecer, quando vai e quais serão o impacto.

O que no cenário atual, creio que seria péssimo o enfraquecimento da Bitcoin. O mercado amplo não está acostumado a morte ou sentenças de mortes dada pelo mercado como nós do open-source world estamos. Sabemos lidar com isto, quando acontecesse sempre ficamos impactados, chateados com as mudanças e adaptações que precisam ser feitas, mas em pouco tempo, nem lembramos mais que um dia aquele projeto que foi derrotado por seu fork existiu. Só em raros momentos como este é que relembramos. Para os novos, um texto como este pode ser o primeiro contato a saber que antes da mega usada ferramenta que usa no dia a dia, havia um projeto anterior que morreu e o que usa não era a linha principal, mas um derivado. Um fork. E agora, a ‘linha principal’ nem é conhecida e nem usada como solução padrão daquela área, como um dia pode ter sido quase a unanimidade do mercado.

Da mesma forma, softwares se tornam ultrapassados pela costante evolução de hardware e software. E as crypto moedas?

Tenho minha opinião e visão clara agora sobre isto e o futuro. E deixo para vcs os alertas e usem suas experiências de Open Source, lembrando que nem todos os forks venceram. A maioria absoluta morreu. Mas alguns forks nascem de certas formas e com certas caracteristicas que meio que quem vive décadas neste meio já sabe meio que perceber qual vai dar certo ou não.

Foi duro aprender isto na minha época com o XServer, mas tive que fazer até esforço para lembrar o nome do projeto para poder escrever este artigo.

Para quem não é do mundo Open Source, programação, Linux, etc, recomendo um pouco de atenção a como toda esta história de sucesso dos open-source fluiram e se ramificaram. Isto pode ser o mesmo comportamento que atua nas cripto-moedas, um ramo de sucesso do Open Source.

Fiquem atentos a notícias como a que embaixo sugiro. E repito. Não estou concluindo nada e nem dando dica de investimento ou de como agir. Estou alertando para um fenômeno comum num ramo livre que pode também ter o potencial de acontecer em outro ramo livre, que são as crypto moedas.

E a dica de sempre. É um grande anseio humano querer saber do futuro. Mas é bom manter o pé no chão e lembrar que nenhum ser humano tem a capacidade de prever o futuro. Estejam atentos a reconhecer, como apontado acima, quais será o fork dentro a grande maioria que irá falhar, que irá vencer ‘a batalha’. E dai surge outra questão? Será que nas cryptomoedas, os projetos não podem coexistir?

Fica ai a reflexão e uma notícia do tipo que acima alertei que é sempre bom estar alerta.

Desenvolvedores do Bitcoin “Classic” abandonam projeto e elogiam Bitcoin Cash

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!