Cabo de rede Cat5 padrão conector RJ45 – Notas sobre uso interno/externo

image_pdfimage_print

O cabo de rede categoria 5 é o clássico “cabo de rede” de computadores, como é conhecido. Aquele ‘clássico azul”.

Nesta rápida dica iremos indicar alguns cuidados que devem ser tomados com o tipo de cabo em si no que tange a alguns problemas ‘invisíveis’ que podem afetar a durabilidade ou desempenho, já que seu uso é muito simples em si.

De acordo com o padrão, sua capacidade máxima de transmissão é de 100m. Este é um valor de especificação, e em algumas situações ele pode alcançar um pouco mais ou um pouco menos. Mas este valores de referência costumam ter uma boa margem. Caso o cabo não atinja os 100m, é necessário verificar os equipamentos aos quais o cabo está conectado.

Além disto, é bom verificar em caso de uso externo se o cabo tem proteção contra raios UV, caso exposto ao sol. Se ficar exposto ao clima, é necessário que o famoso cabo azul não seja o comum, mas o cabo externo, preparado para estas condições. Em geral, este cabo externo é da cor preta.

Outro fator importante é que se o cabo de rede estiver junto a cabos de eletricidade, dependendo do desempenho necessário, pode ser necessário que o mesmo seja blindado. Isto é válido para cabos internos como externos.

Estas dicas não são uma regra geral, afinal, é possível encontrar na internet pessoas usando cabos comuns internos de rede expostos ao tempo que duram(duraram) mais de 5 anos. Cabos externos sem proteção UV expostos ao sol com mais de 10 anos. Equipamentos de redes ligados há mais de 100 metros com apenas um cabo sem qualquer divisão, etc.

Tome isto apenas como uma referência e adapte a sua necessidade e observações.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!