Como transformar seu Raspberry Pi em um Access Point

image_pdfimage_print

O Raspberry Pi 3 tem uma vantagem  sobre as versões anteriores; um WiFi e um bluetooth LE.

Isto faze dele uma atraente opção para Access Point (AP). Para esse tutorial, será utilizando um Raspberry Pi 3. Todos os comandos e configurações exigirão poderes de root.

Como qualquer AP, o primeiro passo é garantir uma conexão de rede via cabo ethernet, conectado à interface ethernet do Raspberry Pi. Em relação ao sistema operacional, recomendo fortemente a utilização do Raspbian. Será nele que é baseado este tutorial, de forma que você terá maior probabilidade de sucesso no processo se seu ambiente for equivalente.

Outra opção seria um dungle WiFi, dispensando assim cabos extras. Neste tutorial iremos fazer a conexão com a internet via ethernet.

O primeiro passo é configurar a internet via ethernet e efetuar a conexão.

Em seguida, é necessário configurar a wlan0 como uma interface com IP estático para este ser o ponto de acesso a interface WiFi do Raspberry Pi agora como AP.

Edite o arquivo /etc/network/interfaces e remova qualquer referência à wlan0. Substitua por isso:

O próximo passo é preparar o sistema para se tornar um AP.

Execute o comando abaixo:

apt-get update && sudo apt-get install isc-dhcp-server hostapd

Em seguida, é necessário efetuar a configuração do servidor DHCP. Abaixo apenas um exemplo de arquivo de configuração /etc/dhcp/dhcpd.conf.

Em /etc/default/isc-dhcp-server, adicione a interface que servirá IP. No caso, wlan0, conforme abaixo apresentado.

INTERFACES="wlan0"


Ao reinicializar o Raspberry, o IP fixo da wlan0 será automaticamente configurado. Mas como não efetuamos a reinicialização, iremos alterar manualmente para darmos sequência ao processo de configuração. Para isto, execute o comando abaixo:

ifconfig wlan0 192.168.25.1

Para finalizar, é necessário configurar o hostapd para que o usuário possa se autenticar à rede. Então, edite o arquivo /etc/hostapd/hostapd.conf. (Atenção: a segurança é baixa neste tipo de configuração, uma vez que os dados são especificado em arquivo de texto puro).

Caso o arquivo hostapd.conf não exista, crie-o, conforme conteúdo abaixo:

Dentro do diretório /etc/hostapd, existe apenas o arquivo ifupdown.sh e em /etc/init.d, o arquivo hostapd.
O próximo passo é indicar o arquivo de configuração em /etc/default/hostapd. Para isto, basta adicionar uma linha assim:

DAEMON_CONF="/etc/hostapd/hostapd.conf

Ao instalar o hostapd, ele faz uma configuração de firewall. Caso se sinta confortável, configure as regras de firewall conforme sua preferência. Reforço que é necessário configurar o nat e o forward dos pacotes, para que o AP funcione.

Coloque o comando abaixo em /etc/rc.local:

Esse comando pode ser executado manualmente para surtir efeito, mas adicioná-lo em /etc/rc.local automatizará o processo a cada reboot.

Caso queira testar o funcionamento, basta executar:

/usr/sbin/hostapd /etc/hostapd/hostapd.conf

E o AP deverá aparecer permitindo conexão com a senha configurada. Ao reinicializar o sistema, tudo deverá inicializar automaticamente.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!