Negócios locais frente ao e-commerce, digitalização dos comércios e do marketing de proximidade

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Atualmente, muitas empresas enfrentam o desafio de desenvolver novas estratégias que incluem o mundo digital, para aproveitar o crescimento do comércio electrónico, ou continuar com o sistema tradicional e enfrentar uma nova concorrência com as mesmas ações de antes. Mas o fato é que os hábitos de consumo estão mudando e uma grande parcela de usuários prefere comprar a partir de seus smartphones ou computadores ao invés de até a loja física. Um bom indicador é o crescimento anual do e-commerce, mais de 20% ao ano, assim, fica fácil de entender a necessidade de inserir esses novos canais de distribuição.

Digitalizar um negócio não envolve apenas a criação de um aplicativo ou de um site em que se possa apresentar os produtos do catálogo 24/7. As vantagens de estar no bolso dos usuários pode ir mais longe e tornar as campanhas de marketing de proximidade e programas de fidelidade mais eficazes.

As empresas locais estão se transformando e suas estratégias comerciais também. O marketing de proximidade expande as possibilidades de interação com os clientes de forma mais eficiente e pessoal, se torna mais fácil também para os empresários podem oferecerem aos seus clientes cartões fidelidade interativos, recompensas digitais e cupons de desconto.

Além disso, nem todas ações são limitadas em aspectos digitais. Usando notificações de segmentação geográfica através de Geofences ou iBeacons, é possível enviar notificações específicas para usuários que estejam em áreas de interesse da empresa.

Para as negócios locais, que muitas vezes têm orçamentos limitados, existem diversas opções para a criar aplicativos nativos e sites responsivos, de forma que seja possível aproveitar destas novas técnicas com o objetivo de ampliar seus negócios e atingir mais pessoas com potenciais de se tornarem clientes.

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Abaixo maiores detalhes sobre cada uma das técnicas, para quem deseja saber mais.

O que é Geofencing? Como funciona?

O Geofencing usa coordenadas GPS para encapsular uma área geográfica e leva os dados de localização de um usuário móvel (que optou por receber notificações push) via GPS para determinar sua proximidade com aquela região específica (se eles estão dentro ou fora ou se eles simplesmente foram In e saiu dessa área em questão de segundos). Permite aos comerciantes enviar mensagens para usuários de smartphones quando eles entram em uma área geográfica definida, como uma loja de varejo, estádio, shopping etc.

Embora, geofencing é popular entre comerciantes como uma maneira de enviar ofertas ou cupons para seus clientes, ele não termina aqui. Os varejistas podem até usar geofencing para fornecer uma experiência mais personalizada. Por exemplo, Neiman Marcus usou geofencing para permitir que os vendedores vejam quando os clientes VIP estão na loja, olham para o histórico de compras e fornecem um serviço mais personalizado.1

Geralmente falando, existem três tipos de acionadores de ação de geofencing:

  1. Estático: Baseia-se na posição de um usuário móvel em relação a uma área fixa. Por exemplo, as mensagens que são enviadas para usuários opt-in quando eles entram em uma loja de varejo.
  2. Dinâmico: Baseia-se na posição de um usuário móvel em relação a um fluxo de dados em mudança. Por exemplo, a notificação “espaço de estacionamento aberto” que é enviada para usuários de aplicativos para dispositivos móveis que acontecem estar dirigindo nas proximidades.
  3. Peer-to-Peer: Baseia-se na posição de um usuário móvel em relação a outros usuários. Por exemplo, a notificação de check-in de amigos próximos em um aplicativo social para celular, como o Yelp, o Facebook ou o Foursquare.

Outra coisa importante a observar aqui é que geofencing usando GPS tem um enorme impacto sobre a vida da bateria do dispositivo móvel do seu cliente, pois requer satélites e torres de telefone celular, a fim de identificar a sua localização.

O que são Beacons? Como eles funcionam?

As Beacons, por outro lado, não oferecem ofertas ou outros conteúdos. Eles apenas transmitem identificadores (sinais Bluetooth de baixa energia) que podem acionar determinadas ações em um aplicativo habilitado para beacon em um dispositivo móvel.

Também ao contrário do geofencing, os beacons são incapazes de localizar a posição de um usuário móvel em um mapa. Em vez disso, esses dispositivos de detecção de proximidade usam o Bluetooth Low Energy para estimar se um usuário móvel está dentro do alcance de seu sinal e, em caso afirmativo, quão próximo está ele / ela.

Isso permite que os profissionais de marketing configurem suas aplicações para acionar mensagens quando certas regras forem atingidas (computacionalmente dizendo, regras forem verdadeiras).

Por exemplo, você pode definir uma regra que acione uma mensagem uma vez que um usuário tenha estado dentro do intervalo da baliza por 3 segundos ou 3 segundos após o usuário ter deixado a faixa da baliza etc. As regras e ações podem ser configuradas em uma plataforma de gerenciamento.

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