Como instalar o Java 8 no Debian

image_pdfimage_print

Normalmente os pacotes existentes no Launchpad PPAs não são compatíveis com o Debian uma vez que são construídos para bibliotecas específicas do Ubuntu.

Desde o WebUpd8 Oracle Java PPA, o que existe é apenas um instalador, o que faz isto funcionar no Debian também. E melhor, utilizando este repositório PPA , você será capaz de instalar o Oracle Java 8 (que incluiu o JRE8 e JDK8) no Debian em 32bits, 64bits ou ARM (ARM v6/v7 Hard Float ABI).

O instalador disponibilizado não contém todos os arquivos necessários para a instalação, mas será responsável por automaticamente efetuar o download e instalação de todos os arquivos necessários para efetuar a instalação do Java.

Então vamos aos passos práticos.

O primeiro procedimento que temos que fazer é adicionar o repositório WebUpd8 Oracle Java PPA e em seguida, efetuar a instalação do Oracle Java 8 no Debian. Isto pode ser feito com a sequência de comandos abaixos:

  1. Acesse o console do sistema
  2. su –
    1. Digite a senha de root do sistema
  3. echo “deb http://ppa.launchpad.net/webupd8team/java/ubuntu trusty main” | tee /etc/apt/sources.list.d/webupd8team-java.list
  4. echo “deb-src http://ppa.launchpad.net/webupd8team/java/ubuntu trusty main” | tee -a /etc/apt/sources.list.d/webupd8team-java.list
  5. apt-key adv –keyserver hkp://keyserver.ubuntu.com:80 –recv-keys EEA14886
  6. aptitude update
  7. aptitude install oracle-java8-installer
  8. exit

Com isto, o Oracle Java 8 deverá estar instalado e disponível em seu sistema Debian e seus sistema deverá receber atualizações automáticas por versões futuras do Oracle Java 8.

Com o comando abaixo, será possível verificar a versão do Java existente em seu sistema:

java -version
Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!