Qual é a melhor forma de efetuar produção de peças ou partes sob medida em PVC ou ABS

image_pdfimage_print

Para quem tem um projeto na área de informática e que envolve Hardware, e precisa que o mesmo tenha uma caixa ou proteção especial, assim como precisar de peças ou partes customs para seu projeto, pode entender rapidamente neste artigo como se relacionar de maneira padrão com as indústrias responsáveis pela produção/moldagem destas peças.

Talvez você não tenha certeza de como as peças são feitas? A moldagem por injeção de plástico é a mais utilizada. Talvez as peças de PVC ou ABS sejam feitas por moldagem por injeção de plástico.

Abaixo estão algumas diretrizes para se orientar:

1, Sobre o projeto ou amostras ou protótipos.

Se você precisa de uma cotação, o fabricante deve perguntar se você tem desenhos 3D ou pronto ou amostras disponíveis?

Sem um desenho 3D ou amostra ou protótipo, o fabricante não irá lhe ajudar, não porque tenha uma atitude ruim, mas porque mesmo se eles lhe derem uma cotação, esta não será precisas e nem confiável, com isto, não podendo facilmente avançar o negócio pelo seu interesse, porém, falta de um primeiro passo concreto e necessário.

Esta postura, também mostra que você não está trabalhando seriamente nisso. Então, quando você quer uma cotação, o primeiro passo é ter o design, amostra ou protótipo em mãos.

Para o 3D, para economizar custos, você pode pagar um estudante universitário em engenharia principalmente.

Mesmo que ele cometa alguns erros e o projeto não esteja preparado para as produção, não há problema.

O fabricante pode dizer onde está errado e pode lhe dar um orçamento baseado em uma solução pronta. Se você fizer o pedido, eles podem modificar o design para estar pronto para a produção.

Se você quiser apenas copiar ou fazer uma parte similar do mercado existente, você pode comprar uma amostra e enviá-la para o fabricante, informe onde deseja alterar e, em seguida, o fabricante pode fornecer o orçamento.

Se é uma peça ou produto novo com protótipo, você também pode enviar o protótipo ao fabricante para ser orçado.

2, Sobre os elementos da cotação:

2.1) Cavidades

este é o elemento mais básico para uma cotação de moldes. Se a peça não é muito grande, geralmente o fabricante irá lhe perguntar quantas cavidades deseja para o molde?

Se você quer 2 cavidades, isso significa que você pode obter 2 peças do molde de uma vez. Quanto mais cavidades, quanto maior for o molde e, claro, o custo do molde é o maior também.

Mas o contrário, quanto mais cavidades o molde, mais peças você pode obter por vez, o que significa que a velocidade de produção é maior, o custo por peça para produção é menor.

Oh, está muito complicado, eu sou estúpido sobre isso, o que devo fazer?

Sem preocupações, posso lhe dizer uma solução fácil: você pode apenas dizer ao fabricante quantas peças do produto você precisa por ano e no futuro. Em seguida, o fabricante pode calcular quantas cavidades é o melhor para economizar custos para você e fornecer a cotação ideal para a sua necessidade.

2.2) Material do molde

O material do molde também é um ponto importante e grande fundador do preço. O preço do molde pode variar de 2000-10000USD

. Claro, sabemos que o material do molde geralmente é de aço ou alumínio. Mas há tantos tipos diferentes de aço. Os mais comuns utilizados são: 45 #, 50 #, P20,718, 718H, S136, NAK80, etc. Então, quando você precisa de uma cotação, você precisa saber o material do molde. Se você não tem certeza, conte outro segredo: diga-lhes quantas peça do produto você precisa por ano e no futuro. Em seguida, o fabricante pode saber quanto tempo a vida do molde deve ter, e encontrar a maneira mais econômica para você.

3) Material da peça

Material significa a matéria-prima da peça ou produto. De que matéria-prima a peça deve ser feita? Talvez você diga plástico. Sim, é claro, o moldador de injeção de plástico só faz com plástico, mas talvez você não saiba que existem tantos tipos diferentes de plástico, sendo plástico apenas um nome genérico para o fabricante, assim como chegar para uma fábrica de motores e dizer que quer uma peça.

Fabricante: Mas qual peça?
Comprador: Sim. Uma peça para motor!
Fabricante: Correto, mas sabe qual o nome ou especificação da peça para motor que deseja?
Comprador: Ah, o nome do que estou querendo que precisa? O nome do que quero é peça.
Fabricante: :-(

Na parte de material, os mais comumentes utilizados são PP, PS, PC, acrílico / PMMA PVC, PU, ​​PET, HDPE, LDPE (apenas para citar alguns deles). E mais um segredo: você só precisa dizer ao fabricante para o que a peça será  usada, qual a finalidade dela e qual a cor que deseja, então o fabricante pode recomendar o material para você, evitando mais tempo de preparação e estudo num universo bem amplo, com muitas caracteristicas, e que por isto, para um iniciante, se torna desnecessariamente complexo.

Além disso, o material da peça também tem algo a ver com o material do molde. Se o material da peça for transparente, o material do molde deve ser melhor, e a superfície do molde deve ser de grau espelho, como S136H, NAK80, etc.

Com os elementos acima, você pode pelo menos obter um cálculo estimado do custo do modelo e do preço unitário do fabricante.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!