Contraladores de carga PWM versus MPPT

image_pdfimage_print

A diferença entre os controladores de carga de bateria para sistemas de energia solar (com painel e células fotovoltaicas). Comparando o PWM com a tecnologia MPPT para carregamento de baterias, o MPPT é mais eficiente, visto que mantém a potência recebida dos paineis.

Para isto, caso a tensão seja reduzida, é compensado com aumento de corrente. No caso do PWM, basicamente a corrente é constante, que é a vinda do painel solar, porém, a tensão é reduzida/cortada para o nível desejado, com isto aproveitando apenas parte da potência fornecida.

Esta é em resumo e muito simplificadamente uma grande diferença de atuação de cada circuito.

Os sistemas de energia off-grid com células solares funcionam captando a energia obtida do sol a partir de células solares e armazenando esta energia em baterias, em geral de 12V ou 24V, a depender do sistema criado. Os controlares de carga são circuitos complexos, com processamento digital e controle preciso da carga e descarga da bateria.

A função do controlador de carga é garantir que a energia não seja desperdiçada e nem que a tensão na carga fique prejudicada no momentos de falta de energia.

Os controladores de carga muitas vezes possuem também um inversor para que a energia da bateria possa ser utilizada por outros aparelhos como se fosse da rede elétrica convencional da concessionária.

Controlador de carga PWM tem menor eficiência mas é em torno de duas vezes mais barato que o os modelos de controlador MPPT.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!