SSH – Executar programas gráfico remotamente

image_pdfimage_print

O parâmetro -X do ssh permite a execução de programas X11 remotamente.

Para tanto, necessário verificar se o parametro ForwardX11 no arquivo de configuração do servidor ssh que está no diretório /etc/ssh/sshd_config está com o valor ‘yes’, para permitir a conexão com a opção -X.

O maior problema com o uso de aplicativos gráficos via SSH é que ele só funciona satisfatoriamente dentro da rede local. Via Internet os aplicativos gráficos ficam realmente muito lentos (mesmo em uma conexão de 4 ou 8 megabits), pois o protocolo do X é otimizado para uso local, com uso intensivo de pacotes de retorno e sem nenhum tipo de cache.

Para rodar aplicativos gráficos de forma segura via Internet, a melhor solução é usar o NX Server. Ele é um sistema de acesso remoto baseado no SSH, que utiliza um protocolo otimizado, tendo um desktop completo, similar ao VNC, mas com um desempenho muito superior, mesmo em conexões via modem.

Compressão:
No caso de servidores acessíveis via Internet, você pode reduzir um pouco o consumo de banda ativando a compressão de dados via gzip, o que é feito adicionado a opção “-C” na hora de se conectar.

Update on: Sep 13, 2014 @ 03:14
Published on: Apr 12, 2013 @ 10:32

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!