Protocolo iSCSI e uma pequena comparação com os mais utilizados para compartilhamento como samba e nfs

image_pdfimage_print

Explicação resumida

É uma tecnologia para acelerar a taxa de transferência de dados entre dispositivos de um computador e periféricos compatíveis com a tecnologia. O iSCSI é uma maneira usada para conectar dispositivos de armazenamento através de uma rede por meio de TCP/IP

O padrão SCSI é muito utilizado para conexões de HD (disco rígido), scanners, impressoras, CD-ROM ou qualquer outro dispositivo que precise de alta transferência de dados, muito utilizado em Servidores Storages.
Além da vantagem de velocidade, a compatibilidade e estabilidade são diferenciais. Sendo o processador o dispositivo mais rápido do computador, o uso do padrão SCSI permite que essa velocidade seja aproveitada e assim, aumentá-se de forma considerável o desempenho do computador.

E o protocolo iSCSI permite que o comando SCSI seja enviado através de LANs, WANs e Internet

O iSCSI costuma ser usado em serviços críticos onde há necessidade de uma alta taxa de transferência. Por rodar sobre ip, ele acaba competindo com o trafego da rede, então para ter uma melhor performance é bom que seja feita uma VLAN para separar o trafego.


Quero saber mais – Então leia as explicações abaixo


O que é iSCSI?
A sigla iSCSI, é o acrônimo para Internet Small Computer System Interface.

É um protocolo de transporte desenvolvido para permitir a comunicação de blocos de dados entre origem (Initiator) e destino (Target) através de redes TCP/IP, possibilitando que comandos SCSI sejam encapsulados em pacotes IP.

Como funciona?
Através do protocolo iSCSI, o acesso à unidade de armazenamento ocorre em nível de bloco (Block Level), ao contrário do que ocorre com os protocolos CIFS e NFS, onde o acesso é realizado em nível de arquivo (File Level).
Uma aplicação origina uma requisição (leitura ou escrita) com destino ao volume armazenado em storage, o Sistema Operacional cliente (Windows, Linux..) gera o comando SCSI correspondente e o encapsula em um pacote IP, transmitindo-o normalmente por meio de uma rede ethernet.
Ao atingir seu destino, este pacote é recebido pelo iSCSI Target que extrai o comando SCSI, e o interpreta.

Principais diferenças para NFS, Samba, FTP, etc?
No Block Level, o gerenciamento do File System é feito pelo host e desta forma, apenas pacotes SCSI trafegam entre o Initiator e o Target, fazendo com que o Sistema Operacional cliente (iSCSI Initiator) reconheça o volume alocado em storage como se fosse um disco local.
Já no File Level, o File System está do lado do dispositivo de armazenamento de arquivos, bem como o protocolo para compartilhamento deste File System, seja CIFs, NFS, ou FTP, também é executado do lado do file server.

Para que serve?
As características do protocolo iSCSI o tornam ideal para o armazenamento de dados em storage.

O compartilhamento inadequado no entanto, em caso de acesso simultâneo a partir de mais de um cliente (iSCSI Initiator) diretamente conectados ao storage, poderá corromper arquivos, entre outras instabilidades imprevistas

.
Uma vez empregado o protocolo iSCSI, caso a necessidade de compartilhamento do volume armazenado em storage seja imprescindível, deverá ser feito a partir do Sistema Operacional, onde apenas um dos clientes deverá estar diretamente conectado a rede de acesso ao storage, e os demais o deverão fazer a partir do mapeamento desta unidade.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!