O que são arquivos com extensão msix?

image_pdfimage_print

Um arquivo com a extensão .msix é um instalador de aplicativos do Windows. A Microsoft introduziu recentemente o MSIX como uma alternativa aos pacotes EXE, MSI e até AppX. Tenha cuidado e garanta que você confie na fonte de um arquivo MSIX antes de executá-lo.

Windows tem muitos tipos diferentes de instaladores

Atualmente, o Windows possui três formatos de instalador comuns – MSI, EXE e AppX. Cada um tem diferentes pontos fortes e fracos.

Os instaladores da MSI são melhores para instalações simples, possivelmente autônomas. Eles usam uma interface gráfica de usuário (GUI) de instalação básica que instala ou desinstala o programa sem extras ou opções. Bem no centro, este instalador é um conjunto compactado de arquivos do instalador contendo todos os dados necessários para o software. O processo de instalação não detectará se o software já existir ou se algum componente estiver faltando. Pode sobrescrever qualquer arquivo no caminho de instalação. Essa simplicidade significa que uma instalação silenciosa de todos os padrões é uma tarefa fácil para os administradores realizarem.

Os instaladores de EXE são mais versáteis que os instaladores MSI, mas com a capacidade adicional vem a complicação. Este instalador pode incluir opções para idiomas, complementos, detecção de instalações anteriores e muito mais. Os instaladores de EXE permitem caminhos de instalação personalizados e escolhem quais componentes instalar. Os desenvolvedores podem adicionar sua própria marca à interface gráfica do usuário e incorporar termos de serviço específicos do idioma ou apontar para uma página da Web para uma mensagem de boas-vindas. Mas isso, por sua vez, torna a instalação autônoma silenciosa muito mais difícil e, portanto, menos útil em uma situação corporativa.

Os instaladores do AppX são usados ​​para aplicativos universais do Windows e compartilham alguns dos benefícios dos instaladores da MSI. Eles são instaladores simples e diretos, com poucas opções dadas ao usuário final. Além disso, eles permitem um caminho de atualização mais fácil de versões mais antigas de software para versões mais recentes e permitem uma desinstalação mais limpa. Os instaladores do AppX também contam com a tecnologia de contêineres, de modo que ficam isolados do restante do sistema operacional por segurança. Infelizmente, um programa escrito para um instalador MSI ou EXE teve que ser reescrito ou convertido, talvez com a ajuda de ferramentas, para o pacote AppX. E os pacotes AppX só podem ser usados ​​com o Windows 10, portanto, versões mais antigas do Windows estão sem sorte.

MSIX busca combinar os melhores recursos do MSI e do AppX

Um arquivo MSIX tem os benefícios do AppX enquanto é semelhante a um arquivo MSI. É um instalador simples que os administradores de sistema podem até mesmo criar scripts para instalação automática e “sem supervisão”. Além disso, depende da tecnologia de contêineres, que permite desinstalações e atualizações sem problemas.

Do ponto de vista do usuário, um MSIX é instalado como um arquivo MSI, mas, nos bastidores, é instalado como um arquivo AppX. Além disso, a distribuição do MSIX fora da Microsoft Store é possível. E com esse novo processo, é mais fácil colocar programas mais antigos e reempacotá-los para o MSIX.

Talvez o recurso mais interessante do MSIX é que a Microsoft lançou um SDK para melhorar a compatibilidade entre plataformas. Como visto na página do GitHub, o suporte é possível para iOS, MacOS, Android, Linux e até versões mais antigas do Windows. Os desenvolvedores colocam instruções especiais nos arquivos MSIX para permitir a identificação do SO e quais etapas devem ser tomadas.

Quando você instala um programa usando um MSI e EXE, esse programa pode fazer alterações no registro e criar arquivos e pastas em todo o sistema. Quando você desinstala o programa, esses arquivos e chaves do Registro geralmente ficam para trás, deixando a bagunça em seu sistema.

Com o MSIX, os programas são instalados em um contêiner e todos os seus arquivos necessários ficam dentro desse contêiner ou seguem regras precisas e previsíveis sobre onde esses arquivos podem estar (como estar na pasta AppData). Quando você desinstala, todos os dados acompanham o programa – nenhuma desordem deixada para trás. Isso significa que seu sistema estará mais limpo daqui para frente.

Será mais seguro?

Infelizmente o cuidado necessário para saber a origem do arquivo de instalação, a confiabilidade e tudo mais relacionado a segurança permanece o mesmo, visto que arquivos maliciosos, vírus entre outras formas fazem muito uso de arquivos executáveis do Windows, sendo este o sistema operacional muito vulnerável a todo tipo de praga digital.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!