Curiosidades sobre o etanol

image_pdfimage_print

Performance de consumo:

  • 1 litro de álcool hidratado = 0,7 litros de gasolina
  • 1 litro de gasolina contém 0,25 litros álcool anidro

85% dos carros flex utilizam álcool hidratado

Alguns dados sobre álcool etílico:
1 tonelada de cana-de-açúcar produz 70 litros de etanol = 980 litros de vinhaça

1 hectare de cana produz 6.000 litros de etanol

Cana de açucar Vs Milho
Apesar de ser a melhor matéria-prima do etanol, a cana-de-açúcar produz muito menos etanol que o milho por peso. Uma tonelada da planta produz entre 85 e 90 litros de álcool, enquanto a tonelada do milho rende mais de 400 litros. A vantagem da cana deve-se ao custo e à facilidade em quebrar suas moléculas de açúcar. Em média, a fermentação do açúcar da cana leva de 10 a 12 horas, enquanto o milho demora de 38 a 45 horas.

Outra vantagem é que um hectare de plantação de cana-de-açúcar produz em média 80 toneladas do produto, enquanto a mesma área de plantação de milho produz apenas de 15 a 20 toneladas.

Alcool e temperatura
O frio é um dos grandes “inimigos” da consolidação do etanol no mercado. Abaixo de 13 ºC (ponto de fulgor do etanol), o álcool perde sua capacidade de gerar combustão, ficando inutilizável como combustível. Entretanto, esse problema se torna cada vez menor com sistemas de partida a frio cada vez mais sofisticados. O meio mais comum de gerar partida a frio é injetando gasolina aditivada no motor.

Outros produtos do processo de Cana de açucar para Etanol
Além do etanol e açúcar, a cana-de-açúcar produz vários tipos de produtos. Do gás carbônico, oriundo da fermentação, surge o gás utilizado na fabricação de refrigerantes. A vinhaça, resíduo pastoso derivado da destilação, vira adubo ou fertilizante. Já o bagaço da cana pode servir para alimentar animais e fabricar papel, além de gerar calor e energia elétrica.

O bagaço da cana-de-açúcar, subproduto da fabricação de etanol, é hoje uma grande fonte de energia elétrica alternativa. Em 2010, esse tipo de bioeletricidade compôs cerca de 5% do abastecimento elétrico do país, sendo a segunda maior fonte de energia renovável, atrás apenas das hidrelétricas. Atualmente, a energia do bagaço da cana já produz a média anual do que produziria belo Monte (cerca de 4500 MW), com projeções de que até 2021 o aproveitamento seja 3 vezes maior.

Peso vs Total recuperável
A cana de açúcar pode ser verificada por tonelada e pelo açúcar total recuperável (ATR) em cada tonelada de cana-de-açúcar.
Isso significa que o preço do produto pode se basear no que há efetivamente de açúcar na cana, rejeitando a quantidade de água, fibra e outros elementos.
No estado de São Paulo, que produz cerca de 60% de todo o etanol brasileiro, a produção de etanol hidratado por tonelada de cana-de-açúcar é calculada pela fórmula EH = 0,59126 x ATR, enquanto a do etanol anidro segue EA = 0,56654 x ATR.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!