Como esconder dados e ocultar arquivos em imagens usando o Linux

image_pdfimage_print

Existem muitas maneiras de buscar manter o sigilo de dados. A criptografia por exemplo busca tornar as informações ilegíveis. Mas neste artigo, utilizaremos outra técnica, a esteganografia, cujo objetivo é ocultar a informação existente, camuflando-a em outra com o objetivo de ocultá-la.

Estenografia é o estudo e uso das técnicas para ocultar a existência de uma mensagem dentro de outra, uma forma de segurança por obscurantismo.

E neste artigo, utilizaremos o programa Steghide, que pode ser instalado facilmente nos Debian-like com o comando:

aptitude install steghide

Este programa permite ocultar arquivos dentro de arquivos de imagens ou áudio, sem alterar suas características principais. Os formatos de arquivos suportados são JPEG, BMP, WAV e AU para uso como arquivo de ocultação.
Não há restrições sobre o formato dos dados a serem protegidos / ocultados. O limite a ser observado é com relação ao tamanho do arquivo a ser escondido que não pode ser superior ao arquivo utilizado para ocultar.

Para esconder dados num arquivo, basta:

steghide embed -ef ESCONDER_CONTEUDO.txt -cf IMAGEM-ORIGINAL.jpg -sf IMAGEM-esteganografada.jpg

Este comando é utilizado para esconder o conteúdo de ESCONDER_CONTEUDO.txt no arquivo esteganografado IMAGEM-esteganografada.jpg,

Onde,
-ef = especifica o nome do arquivo cuja mensagem será escondido;
-cf = especifica o nome do arquivo que será usado para esconder os dados. Este arquivo deve ser um dos formatos suportados, acima especificados;
-sf = especifica o nome para o arquivo esteganografado que será criado. Se omitido, as modificações serão feitas diretamente no arquivo original.

Para obter os dados escondidos, basta:

steghide extract -sf IMAGEM-esteganografada.jpg -xf CONTEUDO_ESCONDIDO-extraido.txt

Sendo:
-sf = o arquivo esteganografado, que contém dados escondidos;
-xf = cria um arquivo com o nome informado e escreve os dados escondidos nele.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!