Sensor de temperatura NTC e PTC – Termistores

image_pdfimage_print

Os termistores do tipo NTC ou PTC são semicondutores que podem ter a varição de resistência de forma diretamente proporcional para os termistores do tipo PTC (positeve temperature coeficient), onde a resistência elétrica irá se elevar a medida que se eleva a temperatura e inversamente proporcional para os termistores do tipo NTC (negative temperature coeficient) onde a resistência elétrica irá diminuir a medida que se eleva a temperatura.

Os sensores do tipo NTC são mais usados pois existe uma maior facilidade em fabricá-los e possuem uma incrível sensibilidade ao aumento de temperatura, esta característica infelizmente também trás uma desvantagem, devido a alta sensibilidade a curva de temperatura do sensor tipo NTC não é linear, apresentando um comportamento exponencial.

Esta desvantagem causa uma necessidade de um circuito que aproxime a curva exponencial de uma curva linear com fatores de correção.

Os sensores do tipo PTC apresentam a característica de, somente a partir de certa temperatura apresentar variação em sua resistência, está temperatura é chamada de ponto de transição.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!