ReactOS sistema que executa software de várias plataformas

image_pdfimage_print

Quando o assunto é compatibilidade com programas, sabemos que Microsoft é o mais popular do mundo e, portanto, tem o maior suporte de desenvolvedores e é normalmente a primeira escolha para criação de jogos e todo tipo de software.

O ReactOS é um sitema operacional de código aberto.É um sistema compatível em códigos binários de drivers e programas nos dispositivos escritos em windows. Sendo assim quem ja utiliza o windows podem trocar para o ReactOS de forma rápida. O desenvolvimento do projeto se iniciou em 1996 e não se passava de um clone do Windows 95.

A idéia é recriar o Windows livre permitindo compatibilidade com programas e drivers.Podemos instalar ou executar o sistema de um live cd, baixando-o pelo site oficial. reactos.org

Programas de código aberto como o Mozilla Firefox e o Libre Office já funcionam perfeitamente, e alguns outros programas convencionais como o WinRAR. No entanto, ainda há muitas incompatibilidades. Um exemplo é o jogo Diablo 2, de 2000, que instala sem problemas, mas não vai além da tela de seleção de personagens.

ReactOS é um sistema bem leve.  Para instalar o ReactOS você só precisa de um computador com 500MB de espaço livre em HD e 96 MB de memória RAM.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!