Raspberry Pi GPIO – Limites de tensão de entrada e corrente de saída

image_pdfimage_print

Você deve ter as seguintes limitações em mente ao usar os pinos do GPIO:

  • Estes são pinos lógicos de 3,3 volts. Uma voltagem próxima de 3,3 V é interpretada como uma lógica enquanto que uma voltagem próxima de zero volts é um zero lógico. Um pino GPIO nunca deve ser conectado a uma fonte de tensão maior que 3.3V ou menor que 0V, uma vez que podem ocorrer danos imediatos ao chip quando os diodos de substrato do pino de entrada26) forem conduzidos. Pode haver momentos em que você pode precisar conectá-los a tensões fora da faixa – nesses casos, a corrente do pino de entrada deve ser limitada por um resistor externo a um valor que evite danos ao chip. Eu recomendo que você nunca use ou afunde mais de 0,5 mA em um pino de entrada.
  • Para evitar a dissipação de energia excessiva no chip, você não deve fornecer mais corrente do pino do que o limite programado. Portanto, se você configurou a capacidade atual para 2 mA, não extraia mais do que 2 mA do pino.
  • Nunca exija que qualquer fonte de pinos de saída ou afunde mais de 16 mA.
  • A corrente originada pelas saídas é extraída da fonte de 3,3 V, que pode fornecer apenas 50 mA no máximo. Consequentemente, o máximo que você pode obter de todas as saídas do GPIO simultaneamente é menor que 50 mA. Você pode ser capaz de desenhar correntes transitórias além desse limite, já que elas são retiradas dos capacitores de bypass no trilho de 3,3 V, mas não empurre o envelope!
  • Não há uma limitação semelhante na corrente do coletor. Para a corrente de dreno, a limitação pertinente é aquela imposta pela dissipação máxima de potência do cavaco. Mesmo assim, você pode afundar com segurança até 16 mA cada em qualquer número de pinos GPIO simultaneamente. No pior dos casos, os pinos de saída (se configurados para a capacidade de alta corrente de 16mA) têm uma baixa tensão de saída máxima de cerca de 0,4 V27) e seus circuitos internos dissipam apenas 6,4 mW no pior caso. Mesmo afundar 16 mA em 16 pinos simultaneamente produziria apenas 0,1024 W, ou seja, cerca de um décimo de watt. No entanto, dependendo da fonte da corrente, as correntes de dissipação transientes podem exigir os capacitores de derivação da placa, portanto, talvez você não queira alternar todas as saídas para afundar a corrente máxima de forma síncrona, se precisar de transições rápidas e limpas.
  • Não conduza cargas capacitivas. Não coloque uma carga capacitiva diretamente no pino. Limite a corrente em qualquer carga capacitiva até uma corrente máxima transitória de 16 mA. Por exemplo, se você usar um filtro de baixa freqüência em um pino de saída, deverá fornecer uma resistência em série de pelo menos 3.3V / 16mA = 200 Ω.

Caso queira saber mais detalhes elétricos/eletrônicos sobre os pinos GPIO do Raspberry, leia este artigo

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!