Mapa de teclados mais comuns da lingua portuguesa

image_pdfimage_print

Em geral, este problema acontece em notebook, visto que a maioria dos teclados de computadores vendidos já são do padrão ABNT2. No caso de notebook, será encontrado

Abaixo, apresentaremos os padrões de teclados mais comuns para a lingua portuguesa:
ABNT2

O teclado com layout ABNT2 possui a tecla AltGr, ao lado direito da barra de espaço, a qual tem a função de acionar a terceira função das teclas. As teclas de terceira função mostram três caracteres na mesma tecla. Sendo que o terceiro caractere fica do lado inferior direito do botão.

Quando pressionada a tecla AltGr junto com uma tecla que possua a terceira função, a combinação torna possível digitar símbolos que não apresentam uma tecla específica.

Os teclados ABNT2 são aqueles que apresentam a tecla “Ç” e possuem o Interrogação (?) do lado da tecla SHIFT direita. Eles também se diferenciam dos teclados US com relação ao tamanho do Enter.

US – Inglês Internacional

O padrão de layout do teclado Inglês Internacional (US) se diferencia do padrão brasileiro por não vir com a tecla “Ç”, também possui a tecla Enter menor em relação aos outros layouts. Neste teclado, o acento circunflexo “^” fica junto da tecla “6” e, o acento til “~” fica junto da crase “`”, numa tecla só, que fica ao lado do número “1” das teclas superiores.

DICA: Para conseguir fazer o Ç no teclado com layout US, aperte as teclas “ ´ ” (acento agudo) e “C”.

PT – (Português de Portugal)

Esses teclados se assemelham bastante ao ABNT2, diferenciando apenas no fato de não possuírem o botão Interrogação (?) do lado do Shift Direito. Neste caso, o botão interrogação encontra-se na parte superior. Além disso, caso a tecla com os botões de <> estiverem na esquerda é Português de Portugal.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!