Developer Break: Lucene, Solr, Spring Roo, Node.js, PyQt 5 e Mais

image_pdfimage_print

programming

O Developer break é uma seção do Heise Online para os assuntos que são pequenos demais para a criação de notícias individuais, mas de grande importância para a comunidade desenvolvedora. Os assuntos vão de bibliotecas até APIs, de pessoas até posts, onde toda informação relevante é condensada. Nesta edição: Atualizações para Lucene, Solr, Spring Roo e Node.js, Lua em um navegador, Python para Qt 5.0, recomendações de código, ARM CUDA, vencedores do Codegeist, entrevistas no Google e o futuro do NHibernate.

Bibliotecas e Ferramentas de Código Aberto

Apache Lucene: A biblioteca de busca Lucene e a plataforma de busca Solr, ambos da Apache, receberam uma atualização de segurança com correções de bugs para a versão 4.3.1. A atualização para o Lucene 4.3.1 inclui correções para um bug que causa umdeadlock, além de uma otimização específica, enquanto a atualização do Solr 4.3.1oferece várias correções para o SolrCloud. Downloads para Lucene e Solr já estão disponíveis dos mirrors usuais do projeto.

Node.js: O Node.js está tendo uma sequência bem rápida de atualizações para a série 0.10. Somente neste mês nós tivemos a 0.10.10, a 0.10.11, e nessa semana passada, a0.10.12. Esta última atualização trás melhorias para o uso da interface de linha de comando no node.js, onde a sequência de teclas CTRL+L já permite limpar toda a tela. Também já estão disponíveis atualizações para v8, net e npm.

Spring Roo: Os desenvolvedores do Spring Roo acabam de liberar a quarta atualização de manutenção para sua plataforma RAD (Rapid Application Development). E graças as contribuições da comunidade, uma nova biblioteca Antrl 4.0 permite que as aplicações Roo possam utilizar o Java 7. E para finalizar, esse lançamento também vem embarcado com um número considerável de melhorias para o GWT do Google.

Lua: Deseja ter uma VM dentro de sua VM? O projeto Lua VM acaba de portar sua máquina virtual Lua 5.2.2 e todo o código associado para JavaScript via Emscripten, resultando em código JavaScript no formato comprimido gzip com 200KB (KiloByte) de tamanho. Os desenvolvedores também estão trabalhando para conectar a VM resultante no próprio navegador, permitindo assim que a mesma possa ser utilizada para escrever páginas web. No mínimo, interessante.

Python: Os usuários do Qt 5.0 que trabalham com Python agora já podem utilizar o PyQt 5.0 da Riverbank Computing. O PyQt 5.0 está disponível para download sob duas licenças distintas, dependendo de seu uso: a licença comercial e licença GPL.

Recomendação de Código: A Code Trails, empresa por trás do Eclipse Code.Recommenders, está rodando um projeto piloto que grava suas seleções de código que você utiliza via auto-complete, de forma anônima. Esses dados então irão ser peneirados pelas ferramentas [ctrl]Flow da companhia para produzir ferramentas de recomendações. E para estimular a participação de seus usuários, a empresa irá sortear 10 unidades de mini-computadores Raspberry Pi para o público.

Ferramentas Comerciais

ARM CUDA: A NVIDIA está destacando seu suporte a ARM para CUDA em seu último lançamento do CUDA 5.5 Release Candidate. O mesmo inclui o compilador CUDA C/C++, ferramentas de depuração, capacidade de compilação nativa e cruzada, além de bibliotecas para aceleração de GPU.

Codegeist: Recentemente a Atlassian anunciou os vencedores de sua competição Codegeist, criada para gerar novos add-ons para o Marketplace da companhia. A premiação para o melhor add-on do mês, no valor total de US$ 10.000 foi para a integração Filepicker em Maio último. Porém foi a aplicação Folio que venceu o round em Abril deste ano corrente de 2013, e ganhou o prêmio extra de US$ 15.000, se tornando o melhor add-on publicado até o momento. Já o add-on StoryFlow, a qual está ligada aos problemas do JIRA com os commits via Stash, também ganhou como melhor add-onStash.

Leituras Interessantes

Entrevistas no Google: Pretende contratar desenvolvedores? Laszlo Bock do Googleadmitiu em uma entrevista para o New York Times que suas técnicas de desafiar os candidatos com quebra-cabeças não funcionou para eles. É fato que ser esse o único ponto de análise para uma empresa com várias funções mesmo no setor de desenvolvimento, é “limitada” em demasia. E você? Como funciona seu processo de avaliação para a contratação de desenvolvedores? Deixe sua opinião nos comentários.

Futuro do NHibernate: Um artigo no InfoQ fala sobre o futuro incerto do NHibernate que atualmente possui apenas dois desenvolvedores ativos que estão trabalhando para preparar o NHibernate 4 para .NET 4.0 – a versão do .NET lançada há três anos atrás.

Fonte : Under-Linux

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!