Debian 9 Stretch – Do Mysql para MariaDB

image_pdfimage_print

MariaDB 10.1 é agora o servidor mysql padrão no Debian 9 “Stretch”. Este artigo fornece informações sobre esta alteração e instruções para ajudar a atualizar a versão Debian 8 “Jessie” do MySQL ou MariaDB para MariaDB 10.1 no Debian 9 “Stretch”.

A versão do MySQL no Debian 8 “Jessie” é a 5.5. Ao instalar, a maioria dos usuários irá instalar o pacote mysql-server, que depende do pacote mysql-server-5.5.

No Debian 9 “Stretch”, o pacote mysql-server depende de um novo pacote chamado default-mysql-server. Este pacote, por sua vez, depende de mariadb-server-10.1. Não existe nenhum pacote mysql-server padrão em Jessie.

Tanto no Jessie quanto no Stretch, há também um pacote mariadb-server que é um análogo específico de MariaDB para o pacote mysql-server.

Em Jessie, este pacote depende do mariadb-server-10.0 e no Stretch este pacote depende do servidor mariadb-10.1 (o mesmo que o pacote mysql-server padrão).

Portanto, a diferença do repositório principal no Debian 9 “Stretch” é que quando você instala o pacote mysql-server no Stretch, você receberá o MariaDB 10.1 em vez do MySQL, como você faria com as versões anteriores do Debian.

Note que o mysql-server é apenas um meta-pacote de transição vazio e os usuários são encorajados a instalar o MariaDB usando o pacote real mariadb-server.

Todos os aplicativos e ferramentas, como o popular LAMP, nos repositórios que dependem do pacote mysql-server continuarão a funcionar usando o MariaDB como base de dados.

Para novas instalações, não há nada diferente que seja necessário ao instalar os pacotes mysql-server ou mariadb-server.

Caso queira instruções específicas de como efetuar a atualização, clique aqui

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!