Storage Area Network (SAN)

image_pdfimage_print

No que é usado uma SAN?

Uma storage area network (SAN) ​é uma rede que fornece acesso ao armazenamento consolidado de dados a nível de storage. As SANs são usadas principalmente para melhorar os dispositivos de armazenamento, como array de disco (disk arrays), armazenamentos em fitas e jukeboxes ópticos, acessíveis aos servidores para que os dispositivos apareçam no sistema operacional como dispositivos conectados localmente.

 

Qual é a base de armazenamento e funcionamento de um SAN?

Uma Storage Area Network (SAN) é especializada em prover via rede de alta velocidade acesso a sistemas de armazenamentos. SANs são tipícamente compostas de switches, hardwares de armazenamento e qualquer elemento de conexão e hospedagem dos mais diversos para inter-conexão, usando uma variedade de equipamentos, topologias e protocolos, de modo a prover o sistema de armazenamento como um dispositivo único, local e de alta disponibilidade e velocidade.
Com isto, uma SAN é uma arquitetura que trabalha para que todos os dispositivos de armazenamento estejam disponíveis para todos os servidores da rede LAN ou WAN. E quanto mais sistemas de armazenamento forem adicionados a SAN, todos estarão acessíveis para qualquer servidor que utilizar o serviço.

Qual a diferença entra um NAS e um SAN?

SAN is é uma rede dedicada de dispositivos de armazenamento, que pode incluir os mais diversos dispositivos de armazenamento nas mais distintas configurações (tapes, RAID, etc). Todos os dispositivos trabalham junto para fornecer uma alta qualidade de armazenamento e velocidade.
NAS por outro lado é um dispositivo único (servidor/computador/aparelho/etc) compartilhando seu próprio sistema de armazenamento na rede.

Maiores detalhes, acesse https://devblog.drall.com.br/tipos-de-armazenamento-de-rede-das-nas-e-san/

 

 

 

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!