Simulador de circuito eletrônico em Linux

image_pdfimage_print

Quite Universal Circuit Simulator (QUCS) é um simulador de circuitos gratuito que permite que estudantes, engenheiros e quaisquer outros usuários possam facilmente desenhar sistemas digitais/analógicos, antes de construir um protótipo. O programa é multiplataforma e está disponível para Windows, Linux e OS X.

Apesar de ainda está em versão alpha, o QUCS já possui recursos suficientes para você começar a usá-lo. Com ele você pode configurar um circuito através de uma interface fácil de usar para simular grandes/pequenos sinais (DC, AC, S-parameter) e comportamentos de ruído do circuito.

A interface do programa também permite a criação de esquemas de simulação com o suporte a vários tipos de diagramas. Com o QUCS você tem um editor de esquema e vários modelos e componentes (HICUM, BSIM2, BSIM3, OpAmps, diodos, MOSFETs, PMOSFETs) e etc.

Além disso, nele você pode fazer simulação DC/AC/S-parameter, análise de equilíbrio harmônico, análise de ruído, análise transiente e importar modelos SPICE, entre outras funcionalidades.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!