Segunda impressão de desenvolvimento de aplicativos usando Angular.js 2.0

image_pdfimage_print

Angular 2 como um release candidate pode estar bastante estável, neste sentido, para ser utilizado em produção. (Existem alguns grandes sites de produção utilizando Angular2).

Um ponto interessante a se notar é que enquanto o Angular2 em si está, tipo, pronto, a maior parte das ferramentas não estão. Além disso, o ecossistema não é nada comparado com Angular1.
Então, se você é dependente de complementos de terceiros, a resposta a é hora de migrar será não. Se você é capaz de preencher esta lacuna, este espaços em branco por você mesmo, a resposta sobre é hora de migrar pode ser sim.

A diferença conceitual de Angular1 para Angular2 não é tão grande. Isso não é onde o principal problema ocorre.

No entanto, Angular2 é muito mais dependente de ferramentas. Será quase que obrigatório ter as ferramentas certa para o desenvolvimento e para a implantação.

No momento, parece ser o maior problema manter o ferramental atualizado e funcionando. Quando se deixa um projeto Angular2 parado por uns dias e é necessário voltar para efetuar trabalhos, investe-se muito tempo para obter todo o ferramental funcionando novamente.

Se você deixou o projeto sem supervisão por semanas, será preciso atualizar quase todas as dependências. Esteja preparado para lidar com essas questões. Você vai vivenciar situações como Webpack requerer X para ser a versão Y, enquanto que outra coisa se recusa a trabalhar com essa versão exata.

Tudo isso pode ser resolvido, mas certamente não é a parte mais divertida de um projeto.

Algumas das coisas necessárias para que o Angular2 possa ser executado em um navegador:

  • Typescript (Afirmam que é opcional, mas a dificuldade de se desenvolver sem ele é absurda, fora a falta de material de consulta, o que o faz quase que um item obrigatório.)
  • Um ferramenta que lida com ES6 importação / exportação. (Webpack, systemJS, TS, …)
  • task runner (gulp/grunt/broccoli/…)
  • testing (karma + jasmine e mais alguma coisa que entender necessário)
  • Paciência para construção, montagem e carregamento do aplicativo no navegador, pois vai levar um tempo

Para ser capaz de utilizar o Angular2 da forma como é indicado e aparentemente é a forma como pretendem, é necessário o uso de decorators, onde o Typescript é a solução. Todas as demais ferramentas na lista precisam de uma análise cuidadosa, e não importa o que for escolhido, tudo o que há, ocasionalmente, vai custar tempo além do desenvolvimento natural em tarefas de apenas ‘build’.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!