Microsoft finalmente corrige o bloco de notas (notepad) após 20 anos de inadequação

image_pdfimage_print

A próxima atualização para o Windows 10 vai finalmente, após 20 anos, consertar o Bloco de Notas (Notepad) para que ele não quebre erradamente qualquer arquivo usando finais de linha unix, como abaixo demonstrado.

Começando com a compilação atual do Windows 10 Insider, o Bloco de Notas suportará terminações de linha Unix / Linux (LF), terminações de linha Macintosh (CR) e terminações de Linha do Windows (CRLF) como de costume. 

Novos arquivos criados no Bloco de Notas usarão a finalização de linha do Windows (CRLF) por padrão, mas agora será possível visualizar, editar e imprimir arquivos existentes, mantendo corretamente o formato final da linha atual do arquivo.

O Windows sempre finalizou as linhas em arquivos de texto com um Carriage Return e um caractere de alimentação de linha “\ r \ n”, enquanto o Unix sempre finalizou as linhas apenas com um caractere de alimentação de linha “\ n”. Então, quando você tentar abrir um arquivo Linux ou Unix usando o Bloco de notas, ele será quebrado e exibido como a confusão que você vê na captura de tela acima.

Assim, quando o próximo Windows Update for executado e a visualização de arquivos com quebras de linhas do padrão Unix poderão ser finalmente exibidas corretamente, como pode ser visto na imagem acima do novo Notepad.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!