Mais um golpe pelo fim do FTP puro

image_pdfimage_print

Quem acompanha as dicas que postamos, deve ter visto recentemente que o projeto Debian, uma das maiores distros de Linux do Mundo, segunda mais velha de todas em contínua atividade, alertou para o fim de seus servidores públicos de FTP (notícia aqui).

Agora é a vez de outro duríssimo golpe que se inicia. O Google Chrome passará a indicar que FTP será considerado não seguro.

O FTP (File Transfer Protocol) foi criado em 1971 e serve para baixar ou enviar um arquivo para um servidor. As conexões são normalmente feitas na porta 21 e não possuem nenhuma criptografia e baixa segurança. Esta falta de segurança faz com que até mesmo o seu login e senha sejam transferidos em texto puro pela internet.

Isso permite que alguém mal intencionado monitore a rede para obter suas credenciais ou, em um ataque mais elaborado, modifique um arquivo enquanto ele é transferido pela rede.

Portanto, no Chrome 63, com previsão de lançamento para dezembro/2017, o navegador mostrará o aviso “Não seguro” sempre que você estiver acessando um diretório ou um arquivo hospedado em um servidor FTP.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!