Encontrando e removendo pacotes desnecessários no Debian

image_pdfimage_print

Este artigo irá apresentar como removemos dependências desnecessárias que por vezes permanecem no sistema Debian. Iremos remover estas dependências de pacotes que em geral não são removidas quando usamos o apt-get ou aptitude.

Estas ferramentas de instalação de pacotes (apt-get, aptitude, etc) que em geral utilizamos para instalar qualquer coisa no sistema são muito boas, especialmente o aptitude que resolve melhor problemas com dependências. Ocorre que na hora de remover os pacotes nem todas as dependências que foram instaladas são removidas. Com o passar do tempo, este processo acumula um um monte de pacotes de dependências sem qualquer uso em nosso sistema. Todas estas bibliotecas que não utilizamos ficam ocupando espaço e recursos do nosso sistema desnecessariamente.

E para solucionar este problema, existe o programa que é o deborphan. Ele indica quais os pacotes de dependência não estão sendo utilizados pelo sistema, listando todos pacotes que realmente não tem utilidade. Remover estes pacotes não fará qualquer mal ao sistema.

Para instalá-lo, basta:

# aptitude install deborphan

Para utilizá-lo e verificar todas as dependências sem utilização existente no sistema, basta:
# deborphan

Será apresentado uma lista de pacotes que não são necessários para o sistema.

Também é possível utilizar outras opções disponibilizadas pelo programa, com a utilização de parâmetros, como exemplificado abaixo:

Mostra a prioridade do pacote no sistema.
# deborphan -P

Mostra o tamanho dos pacotes encontrados.
# deborphan –z 

Para remover os pacotes desejados, basta utilizar o apt-get ou aptitude, ficando a sua escolha. Segue abaixo a sintaxe de remoção:

# apt-get remove pacote
# aptitude remove pacote

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!