Edgar F. Codd’s original paper on RDBs – A relational model of data for large shared data banks

image_pdfimage_print

Abaixo acesso a cópia do estudo/proposta (paper) inicial sobre banco de dados e o modelo relacional. Edgar Frank Codd foi um matemático britânico. Desenvolveu o modelo de banco de dados relacional, quando era pesquisador no laboratório da IBM em San José.

https://www.seas.upenn.edu/~zives/03f/cis550/codd.pdf

Pdf cópia local

Edgar Frank Codd pode até não ser conhecido por quem já programou utilizando banco de dados relacionais. Quem já usou banco de dados provavelmente já ouviu falar de modelo relacional, ou pelo menos já usou a linguagem SQL.

O que poucos atualmente sabém é que o nome por detrás do modelo relacional, nunca teve nem uma fração da fama que foi reservada a sua criação.

Edgar Frank Codd nasceu em 23 de agosto de 1923, no condado de Dorset, Inglaterra, e morreu em 2003. Foi matemático e trabalhava na IBM em San Jose, quando propôs o modelo relacional.

A idéia de estruturar os dados em tabelas (ou relações, no sentido matemático da palavra), é hoje uma coisa cotidiana dos profissionais de TI.

Poucos imaginam que essa não era a idéia original, e que foi pouco compreendida pelas pessoas da época. Usando conceitos simples da Teoria dos Conjuntos, Codd formalizou as consultas a bancos de dados de forma bem semelhante ao que usamos hoje.

Na época da criação do modelo relacional, a IBM não quis aplicar estas idéias, sobre o pretexto de aproveitar os bons faturamentos que tinha com os gerenciadores de banco de dados que fabricava.

Porém Codd procurou alguns clientes da empresa para apresentar as vantagens de sua proposta, o que fez a IBM lançar a tecnologia.

A idéia original, porém se desvirtuou devido ao fato dos desenvolvedores da IBM não a compreenderem bem. Com isso, acabou surgindo o SQL.

Em 1981, Codd iria ser agraciado com o Prêmio Turing, onze anos depois da publicação do artigo em que apresentou o modelo relacional.
Em 1985, ele definiria 12 regras para que um SGBD fosse considerado relacional.

Desgostoso com a IBM, ele saiu da empresa junto com um colega para montar uma nova empresa – Codd & Date, mas por problemas de saúde, se afastou dela.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!