Conheça um pouco do BTRFS que poderá se tornar padrão nas distribuições Linux

image_pdfimage_print

Btrfs é um sistema de arquivos cujo desenvolvimento foi iniciado em 2007 pelo desenvolvedor Chris Mason que foi um engenheiro que trabalhou no ReiserFS, e passou em 2007 a desenvolver um novo sistema de arquivos com recursos não existentes em muitos sistemas de arquivos.

Atualmente Btrfs está sendo desenvolvido com muito esforço com a participação de empresas de nomes impactantes e vem sendo considerado o sistema de arquivos da próxima geração para sistemas GNU/Linux.
Btrfs na versão 1.0, foi originalmente programado para lançamento em finais de 2008, e foi finalmente aceito no kernel Linux padrão, a partir de 2.6.29, em 2009.

Várias distribuições GNU/Linux oferecerem a opção do Btrfs, ainda em fase experimental, na escolha do sistema de arquivos raiz durante a instalação.

Alguns dos principais objetivos deste novo sistema de arquivos é torná-lo 100% seguro em casos de tolerância de falhas e erros, acabando com perda de dados por problemas que podem acontecer, assim, como fazer um gerenciamento dos volumes criados com Btrfs, permitindo aumentar e diminuir seu tamanho com o sistema de arquivo montado, e ainda fazer com que o mesmo seja o mais veloz e tenha um poder de armazenamento muito grande.

Em virtude de seus recursos avançados, do desempenho superior e do suporte a sistemas de arquivos de até 16 EB, o Btrfs tem grandes chances de se tornar o sistema de arquivos padrão do Linux.
Entretanto, enquanto o formato em disco não estiver plenamente definido, o novo sistema de arquivos deve ser apenas usado em testes e experimentos. Mas fique atento. O dia dos sistemas de arquivos baseado em ext2,3,4 podem estar contatos.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!