Como limpar o histórico de buscas e localização do Google Maps no Android

image_pdfimage_print

O uso do celular para as mais diversas tarefas, cada dia é mais e mais comum em nosso dia. A frequência com que fazemos estas ações mais diversas com o celular vem aumento muito em praticamente todas as faixas de idade.

E com o uso do Google Maps não é diferente. Cada dia mais é maior o uso deste aplicativo para fazer buscar. E por política definida pelo Google, o mesmo mantem e se baseia num histórico eterno.

Mas por vezes, mesmo fazendo buscas ou navegando para alguns lugares, nós não queremos que o mesmo seja armazenado, até porque, algumas vezes, nunca mais vamos querer, por exemplo, retornar aquele lugar.

Ao contrário do que muitos acham, este histórico eterno, por padrão, pode ser removido e é o que mostraremos nesta breve dica.

Podemos em poucos passos remover buscas específicas e localizações que foram recentemente consultadas ou visitadas diretamente do aplicativo.

Na figura abaixo, é demonstrado como efetuar a remoção de itens de busca ou localização do Google Maps. Leva pouco tempo para ser feito.

  1. Abra seu aplicativo Google Maps
  2. Arraste o dedo da borda esquerda do aparelho para o centro
  3. Clique no botão Settings (configuração)
  4. Acesse ‘Maps history‘ (histórico) e será apresentado uma lista em que poderá percorrer todas as buscas e rotas que você já percorreu
  5. Veja na gravura abaixo:

google-maps-delete-history-screens

  1. Para remover o item, simplesmente clique no ‘x’ correspodente a entrada que deseja remover.
  2. Um alerta de verificação irá perguntar se realmente deseja remover aquele registros.
  3. Confirme a operação

Ao remover o item, o mesmo nunca mais irá aparecer como sugestão de buscas quando você for fazer uma nova operação de busca.  Da mesma forma, se o item removido for uma rota, o mesmo não será mais apresentado quando você estiver em localidades próximas.

A opção acima apresentada só será útil para remover poucas localizações pesquisadas ou rotas. O processo é lento para muitas entradas de dados.

Caso queira remover uma quantidade maior de dados ou até mesmo todos os seus registros com agilidade, será necessário que acesse o serviço web para conseguir isto. Clique no link a seguir caso queira ir para a página do serviço: Histórico do Google Maps history na web.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!