Como conectar seu headphone bluetooth a mais de um dispositivo

image_pdfimage_print

Alguns dispositivos bluetooth já tem um recurso chamado Multipoint, que aqui descreveremos como Multiponto.

O que é Multiponto?
Os fones de ouvido com fio só podem ser conectados a um dispositivo por vez. Conecte-o em seu computador, e você só pode usá-los em seu computador, até que você desconecte-o e o liga em outro aparelho. É assim que os fones de ouvido cabeados sempre funcionaram.

Muitos fones de ouvidos, caixas de som, etc Bluetooth, no entanto, podem se ligar a mais de um dispositivo de cada. Isto é possível graças ao protocolo chamado Multipoint.

Nem todos os fones de ouvido o suportam, mas a maioria dos fones de ouvido de médio e alto nível de fabricantes como Bose, Sennheiser, Beats e assim por diante já o tem.

Até mesmo fones de ouvido de alguns fabricantes como Jabra já tem Multipoint. Caso não tenha certeza se seus fones de ouvido suportam este protocolo, basta ir no Google e digitar seu número de modelo de fone de ouvido com a palavra multiponto para descobrir.

Como usar multiponto?
Esta instrução pode variar entre diferentes modelos de fones de ouvido, caixas de som, etc.
Mas no geral, para usar o Multiponto, basta conectar os fones de ouvido a mais de um dispositivo, embora isso possa ser mais complicado do que parece.

O comportamento padrão dos dispositivos de som bluetooth atualmente parece ser o seguinte: Uma vez conectados por exemplo ao telefone, o dispositivo de som bluetooth para de tentar se conectar a qualquer outro dispositivo automaticamente. Ele iria procurar o telefone sempre ao ser ligado. Por vezes, podemos pensar que o bluetooth de um computador possa estar quebrado porque ele nunca poderia encontrar fones de ouvido, por exemplo.

Mas é neste momento, muito importar buscar o manual de instruções do equipamento de som bluetooth.

Lá estará descrito como colocar equipamento de som bluetooth em “modo de par” (pair mode). Na maioria dos dispositivos, isso envolve segurar um botão durante X segundos. Uma vez que ele entra no modo de par, ele pode se conectar a novos dispositivos.

Para utilizar o suporte Multiponto, dê uma olhada no manual para ver o que precisa ser feito para conectar a mais de um dispositivo de uma só vez.

Uma vez que os equipamentos de som bluetooth estão conectados a mais de um dispositivo, as trocas tenderão a ocorrer automaticamente entre dispositivos, conforme necessário.

Se, por exemplo, estiver ouvindo música no computador e uma chamada ocorrer no telefone, a música parará de tocar e os fones funcionarão para o telefone. Quando tiver terminado, desligue, aperte novamente o play no seu computador e voltará a tocar a música, como antes.

Gostou? Tire um minutinho e dê sua contribuição para Drall Dev Community no Patreon!