A despreocupação de funcionários da TI com os resultados para os clientes

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Em raros casos, um departamento de TI é um fim em si mesmo. Ele é parte de uma área responsável por buscar gerar eficiência, controle e produtividade a outra(s) área(s).

É uma estrutura que serve as demais com seus serviços e programações com o objetivo de gerar maior valor ao negócio do(s) cliente(s).

E aí começa um grande problema. A desconexão de funcionários de TI com essa obrigatória geração de valor para o cliente enquanto os mesmos e seus gestores tendem a focar muito em tecnologia em si e não no valor gerado por seus trabalhos ao cliente.

Clientes podem demitir todos de uma empresa, independente de ser o presidente, um alto executivo ou o mais baixo dos trabalhadores, bastando escolher ir gastar seu dinheiro em algum outro lugar, como diria Sam Walton. (Quem é o chefe de uma empresa?)

A tecnologia é importante, mas existe algo mais importante ainda para ser dado atenção. O valor gerado pelo negócio ao cliente. E como vimos acima, a satisfação do cliente final é portanto ainda mais importante que tudo. De nada adianta trabalhar muitíssimo duro e não alcançar a satisfação do cliente, que em geral investiu seu dinheiro buscando ser restituído de algum valor que será gerado pelo negócio.

Se não for um processo ganha-ganha, o cliente não vai repetir o processo e o futuro está comprometido de certa forma.

A TI envolve processos e pessoas, partes do negócio, através da tecnologia e todos os auxílios e benécies que ela pode produzir. Portanto, seus resultados devem ser medidos vinculados ao valor que gera ao negócio do qual fazem parte.

Outro problema bem visível é que em geral os gestores do negócio da área administrativa e comercial ‘seguram a bronca’ e os ‘pepinos’, resolvendo junto aos clientes qualquer problema criado, dificilmente passando diretamente a área de TI quando a mesma foi causadora do problema, seja por indisponibilidade, baixa qualidade do produto, perda de prazo de entrega ou qualquer outro problema relacionado e bem comum a área de TI.

Isso faz do departamento de TI uma bolha, enquanto os problemas reais acontecem no nível de ‘cima’ e o TI recebe apenas as reclamações indiretas dos envolvidos diretamente na resolução do problema. Esta ‘desconexão’ faz com que muitos da área de TI não consigam se ver os responsáveis diretos por aqueles problemas gerados no negócio e na organização, causa de impacto na visão financeira ou administrativa da empresa.

A despreocupação de funcionários da TI com os resultados para os clientes gera uma desvalorização da área e dos profissionais, que mais hora ou menos hora, são vistos apenas como um mal necessário e não uma visão positiva de agregadores de valor.

As organizações sobrevivem e crescem devido a ter um portfólio, estruturado com base na estratégia empresarial, que fornece um leque do que é oferecido aos clientes. Cada parte deste portfólio agrega valor para os clientes de certa forma, e esta negociação ganha-ganha, cliente-empresa, é responsável por um custo e lucro na visão financeira de longo prazo.

Qualquer alteração nesta entrega de valor da empresa para seu cliente gerará um impacto negativo. E a TI deve portanto ter seus serviços e resultados baseados em colaborar diretamente nos processos do negócio, eficientes e ágeis.

O que não pode são os profissionais de TI permanecerem com visão desalinhada a suas responsabilidades de resultados indiretos e diretos no negócio final da empresa. Ao departamentos de TI do mesmo modo, não podem estar desalinhado ao negócio. Muitas vezes a TI não é o core do negócio que a paga e portanto, o que é preciso é gerar os valores esperado por quem paga.

A Drall Consultoria por atuar com suas soluções voltadas para a área de Gestão e de TI, é capaz de auxiliar qualquer organização que precisa aumentar seu resultados, com sistemas capazes de apresentar relatórios de desempenho de certas áreas em tempo real, criação de soluções customizadas e controle documental de todos os documentos que são gerados em todas as áreas, também em tempo real.

Acreditamos que este foco em apresentar os dados em tempo real é muito necessário para que a parte de gestão da empresa consiga atuar rapidamente com fim a alinhar todo um negócio.

Para os profissionais de TI, é importante se conscientizarem dos pontos que indicamos e desses graves problemas que são gerados pelo descomprometimento com o objetivo final do negócio. Mudanças podem exigir um grande esforço, mas em um momento ou outro serão necessárias. Não deixe isto ser tarde demais para desvalorizar sua carreira.

 

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